Prefeitura recolhe cerca de 260 toneladas de resíduos durante a Virada Cultural 2015

Realizada nos dias 20 e 21/06, operação de limpeza contou com cerca de 3.800 trabalhadores


Foto: Assessoria de Imprensa/Inova

Durante a Virada Cultural 2015, realizada nos dias 20 e 21/6, Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), por meio das empresas Inova, Soma, Loga e EcoUrbis, recolheu cerca de 260 toneladas de resíduos na área de abrangência do evento.

A estrutura de limpeza contou com mais de 3.400 agentes de limpeza, 113 fiscais e encarregados de operação, 136 equipes de coleta, 126 motoristas e 34 coletores. Na ocasião foram utilizados 40 caminhões compactadores, 25 varredeiras de grande e médio porte, 44 caminhões-pipa que utilizaram 249 M³ água de reuso e 520 litros de desinfetante, 46 caminhões antares, 54 caminhões habitáculos, 15 bicicletas e 15 motos triciclo, 16 lutocares sugadores, 200 PEVs Siclair, 500 papeleiras aramadas e cerca de 120 contêineres, entre outros.

Segundo o gerente de fiscalização da Amlurb, Evaldo de Freitas Gomes a integração das quatro empresas e a expertise adquirida no decorrer dos anos garantiram o real dimensionamento da estrutura de limpeza para o evento.

“Nós estamos acompanhando ano após ano e, nesta 11ª edição da Virada Cultural, percebemos que efetivamente não houve nenhum problema. Principalmente nos palcos onde havia maior público, a limpeza foi realizada com muita tranquilidade e conseguimos o resultado melhor que o esperado. O objetivo final de devolver a cidade em ordem e limpa para população foi bem sucedido”, relatou o gerente da Amlurb.

Desde o último dia 8, serviços preliminares de limpeza foram intensificados na área de abrangência da Virada Cultural, tais como raspagem de sarjeta e guias, capina, coleta de resíduos, raspagem e pintura de postes, limpeza de bueiros, limpeza mecanizada das vias e viadutos, lavagem dos calçadões e escadarias e coleta de resíduos diversos.

Texto: Elaine Casimiro