Mais de 4 mil agentes de limpeza trabalharão na 11ª Virada Cultural

Nos quatro turnos haverá equipes compostas por aproximadamente 1100 agentes ambientais, 60 fiscais e 180 motoristas/operadores, que serão responsáveis pela limpeza

Para garantir a zeladoria da cidade durante a 11ª Virada Cultural de SP 2015, que acontece nos dias 20 e 21 de junho, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e a empresa Inova, responsável pelos serviços na região Central, já prepararam a estrutura de limpeza para o evento. A ação também contará com o apoio das empresas Soma, Loga e EcoUrbis, além de cooperativas de reciclagem.

No total serão quatro turnos de trabalho, das 14h do sábado até a meia-noite do domingo. Em cada turno haverá equipes compostas por aproximadamente 1100 agentes ambientais, 60 fiscais e 180 motoristas/operadores, que serão responsáveis pela limpeza, manutenção e coleta dos resíduos nas vias, coleta dos resíduos das papeleiras e Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados na área de abrangência do evento.

Na ocasião serão utilizados cerca de 1.900 equipamentos, entre eles, 11 caminhões compactadores, oito varredeiras de grande e médio porte, 19 caminhões-pipa que utilizarão água de reuso, 15 caminhões antares, 45 caminhões basculantes com habitáculo, 200 PEVs Siclair, 500 papeleiras aramadas e cerca de 70 contêineres.

Desde o último dia 8, serviços preliminares de limpeza foram intensificados na área de abrangência da Virada Cultural, tais como raspagem de sarjeta e guias, capina, coleta de resíduos, raspagem e pintura de postes, limpeza de bueiros, limpeza mecanizada das vias e viadutos, lavagem dos calçadões e escadarias e coleta de resíduos diversos.

Coleta Seletiva

A cooperativa Vitória do Belém, cadastrada em Amlurb, realizará o trabalho de divulgação e conscientização da Coleta Seletiva durante o evento da Virada Cultural. A iniciativa contará com aproximadamente 15 cooperados.

Os ecopontos Glicério e Barra Funda funcionarão normalmente e também serão utilizados como pontos de recepção dos resíduos secos coletados durante a Virada Cultural. Os materiais recicláveis coletados durante o evento serão distribuídos entre as cooperativas conveniadas com a Prefeitura.

Serviço:

Ecoponto Barra Funda: Rua Sólon (embaixo do viaduto Engº Orlando Murgel)
Ecoponto Glicério: Avenida do Estado (embaixo do viaduto Glicério)
Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.