Primeira-dama do Rio de Janeiro visita Central Mecanizada Carolina Maria de Jesus

Esposa do governador fluminense elogiou o modelo paulistano de gestão de resíduos

A primeira-dama do Estado do Rio de Janeiro, Maria Lúcia Cautiero Horta Jardim, visitou nesta quarta-feira (17/6) as instalações da Central Carolina Maria de Jesus, em Santo Amaro. A visita integra a programação promovida pela Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) para celebrar o Mês do Meio Ambiente.

Acompanhada pelo presidente da Loterj (Loteria do Rio de Janeiro), Sérgio Ricardo, a esposa do governador fluminense foi recebida pelo presidente da Amlurb, José Antonio Bacchim, e o superintendente de Operações da EcoUrbis — empresa concessionária do serviço de coleta domiciliar e seletiva que construiu e gerencia a unidade — Walter de Freitas.

Inaugurada em julho de 2014, numa área de, aproximadamente, 4.800 metros quadrados, a Central recebeu investimento de R$ 33 milhões. A unidade utiliza tecnologias europeias e tem potencial para processar até 250 toneladas de resíduos recicláveis por dia.

Ao final do processo de triagem, diferentes materiais como plásticos, papéis e metais saem já prensados e enfardados, prontos para comercialização. Saiba mais detalhes sobre o funcionamento da unidade aqui: http://www.capital.sp.gov.br/static/2014/07/MU7nYDMNMMST3MLvYvtb0w.pdf

“Fiquei encantada. O lixo é uma preocupação mundial, algo que a gente tem de enfrentar, e vocês têm enfrentado com competência. É um bom modelo”, afirmou a primeira-dama, que também é presidente de honra da organização não governamental RioSolidário – Obra Social do Rio de Janeiro.

Texto e Foto: Dojival Filho