Prefeito de Córdoba visita Central Mecanizada de Triagem Ponte Pequena

Durante passagem pela unidade nesta terça-feira (9/6), Ramón Javier disse que unidade paulistana pode ser referência na implantação de projetos semelhantes na segunda cidade mais populosa da Argentina

Acompanhado pelo secretário de serviços, Simão Pedro, e o presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), José Antonio Bacchim, o prefeito da cidade argentina de Córdoba, Ramón Javier Mestre, visitou nesta terça-feira (9/6) as instalações da Central Mecanizada de Triagem Ponte Pequena (CTM). A visita integra a programação promovida pela Secretaria para celebrar o Mês do Meio Ambiente.

As autoridades foram recebidas pelo coordenador de Destinação Final da Loga — empresa concessionária do serviço de coleta domiciliar e seletiva que construiu e gerencia a unidade — o engenheiro Urias Rodrigues. Inaugurada em junho de 2014, numa área de, aproximadamente, três mil metros quadrados, a CTM recebeu investimento de R$ 26 milhões (R$ 15 milhões em somente em equipamentos).

A unidade utiliza tecnologias alemã, francesa e espanhola e tem potencial para processar até 250 toneladas de resíduos recicláveis por dia. Ao final do processo de triagem, diferentes materiais como plásticos, papéis e metais saem já prensados e enfardados, prontos para comercialização. Saiba mais detalhes sobre o funcionamento da unidade aqui: http://www.capital.sp.gov.br/static/2014/07/pITEUHHwluqSgpYJeKoDow.pdf

“A visita foi muito boa, o trabalho é excelente e respeita as normas de segurança. Estamos num processo de construir uma planta de central de triagem e esta será uma referência. A ideia é que comecemos o quanto antes”, afirmou o prefeito argentino, que governa a segunda maior cidade do país vizinho, com cerca de 1,3 milhão de habitantes, atrás apenas da capital, Buenos Aires.

De acordo com Mestre, Córdoba possui três pequenos “puntos verdes”, locais destinados ao recebimento de materiais recicláveis, com áreas de 350 a 500 metros quadrados. Diariamente, são coletadas 2.500 toneladas de resíduos na cidade. Desse total, 40 toneladas são recicladas (1,6%).

Coleta seletiva e pioneirismo

O percentual é semelhante ao registrado no início da gestão do prefeito Fernando Haddad, antes da inauguração das duas centrais mecanizadas de triagem (há outra em funcionamento em Santo Amaro, construída pela EcoUrbis) e o processo de ampliação da coleta seletiva. Atualmente, São Paulo recicla cerca de 4% e a meta é chegar a 10% até 2016, com a inauguração de mais duas centrais e a universalização da coleta seletiva (realização em todas as ruas). O serviço já é oferecido a 86 dos 96 distritos paulistanos.

O secretário Simão Pedro destacou que “o pioneirismo de São Paulo ao implantar essas centrais para a ampliação da coleta seletiva tem se tornado exemplo e, por isso, é muito importante mostrar esse trabalho e trocar ideias”. Ainda segundo ele, o tema da gestão de resíduos é “desafio comum às grandes cidades e interessa a todos".

Texto e Foto: Dojival Filho