Secretaria e Amlurb adotam bicicletas triciclos e motos para agilizar coleta da varrição

Malha de ciclovias será aproveitada e veículos motorizados irão trafegar nos principais corredores viários da cidade

Para agilizar a coleta dos resíduos de varrição em São Paulo, a Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), começou a adotar bicicletas triciclos e motos. Na manhã desta quinta-feira (28/5), no Viaduto do Chá, a empresa Inova — responsável pela limpeza urbana nas regiões Central, Oeste e Norte — apresentou ao prefeito Fernando Haddad e ao secretário de Serviços, Simão Pedro, os cinco exemplares de cada equipamento que serão utilizados nesta fase inicial do projeto, com duração prevista de quatro meses.

“Costumo conversar com os garis e eles sempre me contam sobre lugares que são varridos numa hora e, logo depois, precisam ser varridos de novo, porque já estão sujos. Essas tecnologias poderão reduzir custos e aumentar a produtividade do serviço”, afirmou o prefeito. Ainda segundo Haddad, a administração trabalha constantemente para conscientizar os munícipes a respeito da limpeza da cidade.

As bicicletas triciclos possuem um metro de altura, 1,20 de largura e três marchas, que resgatam até dez sacos de resíduos, e serão utilizadas em calçadões e praças do distrito da Sé. Já as motos triciclos são maiores, têm capacidade de retirada de até 20 sacos de lixos e trafegarão nos principais corredores viários da cidade, como a Avenida Paulista, Consolação e Praça da República.

“A coleta da varrição poderá ser feita mais rapidamente, impedindo a ação daqueles que rasgam os sacos e sujam a cidade, ou a ação do vento e da chuva, por exemplo”, afirma o secretário Simão Pedro.

A Inova apresentou ainda nesta manhã a Varredeira Johnston, também em fase de teste na região central, iniciada há cerca de dois meses. O equipamento realiza a lavagem, varrição e sucção de resíduos.

Contexto

Em dezembro de 2014, a Prefeitura aprimorou os serviços de limpeza urbana, ao renovar o contrato com as empresas Soma (regiões Sul e Leste ) e Inova. A renovação estabeleceu aumento da frequência do serviço de coleta da varrição, com menor tempo de disposição dos resíduos ensacados nas vias públicas. A adoção de bicicletas triciclos e motos está inserida nesse contexto.

O contrato celebrado entre a Prefeitura e as empresas determina que os resíduos sejam recolhidos até quatro horas após o término de cada turno e a medida deve contribuir para a diminuição desse tempo. Ambos os consórcios concordaram em oferecer acréscimo de serviços, entre eles o aumento da periodicidade da Operação Cata-Bagulho, da substituição de papeleiras e dos trabalhos de capinação e roçada de canteiros centrais.

A Operação Cata-Bagulho, que recolhe materiais como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal, passou a ser realizada entre quatro e 24 vezes por ano, dependendo do local. Anteriormente, eram promovidas três operações anuais.

De acordo com o contrato que vigorou entre dezembro de 2011 e dezembro de 2014, as empresas tinham a obrigação de repor 20% do total de papeleiras instaladas anualmente, percentual que subiu para 25%.

Texto: Dojival Filho
Fotos: Elaine Casimiro