Site com resultados do Composta SP será lançado no dia 1º de junho

De acordo com a empresa Morada da Floresta, 97% dos participantes de projeto de compostagem doméstica que responderam às três pesquisas realizadas declararam-se satisfeitos ou muito satisfeitos


Crédito: Morada da Floresta

No próximo dia 1º, entra no ar o site com os resultados da fase piloto do Composta SP (www.compostasaopaulo.eco.br/resultados2014), projeto que visa a conscientização dos munícipes sobre a compostagem doméstica como forma de reciclagem de resíduos orgânicos. Lançada pela Prefeitura de São Paulo em junho de 2014, por intermédio da Secretaria de Serviços e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), a iniciativa foi idealizada e executada pela empresa Morada da Floresta.

Para participar, os interessados cadastraram-se no site do projeto. Entre 10. 061 domicílios inscritos, 2.006 foram selecionados. Se for considerado o número de moradores em cada uma dessas moradias, o Composta SP impactou diretamente 7.030 munícipes.

Os contemplados participaram de oficinas de compostagem e receberam kits com uma composteira, minhocas, manual e acessórios. Após dois meses de prática, foram novamente convidados a participar de oficinas de pequenos plantios urbanos, para aprender a utilizar os compostos produzidos. Em seis meses, mais de 250 toneladas de resíduos orgânicos foram compostadas.

De acordo com a Morada da Floresta, apenas 47 residências (2,3%) desistiram de participar. Ainda segundo a empresa, 1.535 munícipes responderam às três pesquisas realizadas para avaliar os resultados. Desse total,
97% declararam-se satisfeitos ou muito satisfeitos com a técnica; 98% disseram acreditar que é uma boa solução para o tratamento de resíduos orgânicos da cidade; e 86% afirmaram ser fácil praticar.

Para garantir que as mais diversas realidades do município estivessem representadas entre os participantes, a seleção dos moradores considerou critérios de renda e localização na cidade, além do tipo de moradia.

COMPOSTEIRAS

Cada composteira doméstica tem capacidade para reciclar de um a dois quilos de resíduos orgânicos por dia e pode reduzir à metade o volume de resíduos gerados por cada família. O adubo orgânico produzido pelas composteiras pode ser utilizado tanto em pequenos plantios domésticos e urbanos, quanto em árvores da cidade. Um dos principais objetivos desta fase inicial do projeto é o levantamento de dados que serão utilizados para a elaboração de políticas públicas que estimulem a prática em todo o município.

Texto: Dojival Filho