Itaim Paulista ganha Ecoponto

Além da inauguração da unidade, comunidade terá o projeto Varre Vila


Foto: Assessoria/SES

Os moradores do distrito Itaim Paulista ganharam nesta quinta-feira (7/5) duas ferramentas importantes para o combate ao descarte irregular e a manutenção da limpeza na área, com a inauguração do Ecoponto Mãe Preta, na Vila Curuçá, e a implantação do Projeto Varre Vila. A unidade foi inaugurada em evento que contou com as presenças da vice-prefeita, Nádia Campeão, do secretário de Serviços, Simão Pedro, do subprefeito do Itaim Paulista, Miguel Ângelo Gianetti, e de diversas autoridades e lideranças comunitárias.

Construído em área de 4.226 metros quadrados, incluindo espaço recreativo, o Mãe Preta é o segundo equipamento público desse tipo no distrito, que já contava com o Ecoponto Moreira (Rua João Batista de Godói, 1.164). “Ficou muito bonito. A Praça Mãe Preta era um lixão a céu aberto, uma vergonha. Hoje está limpa, com brinquedos e integrada ao ecoponto. Isso é muito bom”, afirmou o secretário de Serviços Simão Pedro.

A vice-prefeita Nádia Campeão pediu a colaboração da população. “A cidade gasta, por ano, cerca de dois bilhões para fazer a coleta e a limpeza. Se a gente conseguisse que todos ajudassem um pouco mais, não jogando lixo nas ruas, poderíamos gastar muito menos”, disse.

Nádia também elogiou o projeto Varre Vila, executado em parceria com a empresa Soma. “Quero pedir que a comunidade trate muito bem os varredores, com a maior gentileza possível, porque o trabalho que fazem é muito importante e está nos ajudando muito”.

Criado em 2012 por moradores da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Vila Jacuí, na Zona Leste de São Paulo, o projeto inclui, além da limpeza de áreas com pontos viciados de descarte de resíduos, ações de conscientização em escolas e postos de saúde. No Ecoponto Mãe Preta, haverá cinco colaboradores do projeto para orientar a população sobre descarte de resíduos.

“Nós estávamos esperando essa inauguração porque, quando você tem um ecoponto perto, pode dar uma informação mais precisa ao morador”, afirmou o idealizador do Varre Vila, Ionilton Aragão.

Rede

Atualmente, a cidade conta com 81 ecopontos em funcionamento. A relação completa pode ser conferida em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de resíduos. O munícipe pode depositar gratuitamente até 1 m³ de resíduos por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros. O morador pode descartar resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmicas e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; e resíduos recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Nos ecopontos não são permitidos orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), telhas de amianto, lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos. Todas as unidades funcionam de segunda a sábado das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

Texto: Dojival Filho