Secretário e prefeito visitam Ecoponto Santana antes da inauguração

Equipamento público é o segundo da região e será entregue à comunidade neste sábado (21/3), às 10h


Foto e Texto: Dojival Filho

Acompanhado pelo prefeito Fernando Haddad, o secretário de Serviços Simão Pedro visitou na manhã desta sexta-feira o Ecoponto Santana, que será entregue à população neste sábado (21/3), às 10h. A visita também contou com o subprefeito de Santana/Tucuruvi, Carlos Roberto Candella, e o secretário municipal de Saúde, José de Filippi Júnior.

O equipamento público ocupa área de, aproximadamente, 1.400 metros quadrados e está localizado na Avenida Zaki Narchi, na altura do número 360. No local, os moradores podem descartar gratuitamente resíduos da construção civil, tais como pisos, azulejos, cimento, terra, telhas de cerâmica e sem amianto, entulhos em geral; grandes objetos como móveis, poda de árvores; além de recicláveis como papel, papelão, plásticos, vidros e metais.

Os munícipes podem depositar até 1 metro cúbico por dia, o que equivale a uma caixa d’água de mil litros. As unidades não recebem orgânicos, materiais industriais (graxa e tinta, por exemplo), lâmpadas fluorescentes, resíduos hospitalares e eletroeletrônicos.

Durante a passagem pelo local, as autoridades conversaram com funcionários e verificaram os trabalhos de conclusão da pavimentação da unidade. “Eu me lembro que, na época da reunião preparatória realizada aqui em Santana para a 4ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (promovida no final de agosto e início de setembro de 2013), essa região não tinha nenhum ecoponto. Desde então, já fizemos dois”, afirmou o secretário Simão Pedro.

O primeiro equipamento desse tipo na região, o Tucuruvi (Avenida Engenheiro Vicente Nasser, 519), foi inaugurado em dezembro de 2013, atendendo à antiga reivindicação da comunidade. “Precisamos de mais ecopontos, mas estamos cumprindo as nossas metas. O Ecoponto Santana está ao lado de um grande conjunto habitacional e há muitos carroceiros nessa área. Vamos fazer um trabalho para que tragam os resíduos para cá”, destacou Simão.

Unidades

Após a entrega da obra em Santana, o município contará com 80 ecopontos em operação. A meta da atual gestão é que, até 2016, a cidade tenha 140 ecopontos, conforme o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), aumentando a oferta de áreas para a deposição regular dos resíduos, o que irá facilitar e incentivar a reciclagem desses materiais.

Todos as unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e, aos domingos e feriados, das 6h às 18h. A relação completa pode ser conferida em:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/ecopontos/index.php?p=4626

No site, os endereços estão divididos de acordo com as empresas responsáveis pelos serviços de limpeza urbana no município e respectivas regiões de atuação: Inova (Norte e Oeste) e Soma (Sul e Leste).

Serviço:

Ecoponto Santana
Endereço: Avenida Zaki Narchi – altura do número 360
Horário de Funcionamento: de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.