Amlurb discute propostas para resíduos orgânicos em São Paulo com representantes da ISWA

Especialistas da entidade internacional de resíduos sólidos reuniram-se com técnicos da autarquia nesta terça-feira (3/3)


Foto: Elaine Casimiro/Amlurb

Técnicos da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) reuniram-se nesta terça-feira (3/3) com especialistas da ISWA — International Solid Waste Management (Associação Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos, em português), no auditório da autarquia. Durante a reunião, foram debatidos pontos de uma versão preliminar do Plano de Ações apresentado pela entidade mundial e a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), que deve ser executado de maneira conjunta, com ênfase nos resíduos orgânicos e em alinhamento com o que já estabelece o PGIRS (Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da cidade de São Paulo).

Representando a Amlurb, participaram a diretora de Planejamento e Desenvolvimento, Julia Moreno Lara, o coordenador de Resíduos Orgânicos, Antonio Oswaldo Storel, o gerente de Planejamento, Tadeu Pais, e o diretor de Gestão de Serviços, José Rodriguez Vazquez. A ISWA foi representada pelo presidente do grupo de trabalho de Tratamento Biológico de Resíduos, o italiano Marco Ricci-Jürgensen, e a gerente técnica chinesa Jiao Tang.

A reunião contou ainda com a participação de representantes das empresas concessionárias da coleta domiciliar e seletiva e do presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho. No encontro, foram discutidas maneiras de potencializar o trabalho de conscientização da população a respeito do tema e aprimorar, com a colaboração dos especialistas, projetos estabelecidos pelo PGIRS, entre eles a implantação de centrais de processamento de resíduos orgânicos e áreas de compostagem.

“A cooperação técnica é muito bem-vinda, pois as metas previstas no PGIRS demandam ações inovadoras e troca de experiências”, afirmou Storel. O coordenador fez uma apresentação sobre ações já promovidas na cidade, como o Composta São Paulo (projeto de educação e distribuição de composteiras domésticas), e mostrou dados a respeito dos orgânicos, que correspondem a cerca de 51% dos resíduos domésticos no município.

Contexto

A reunião é resultado de um trabalho iniciado em dezembro último, após a Climate and Clean Air Coalition (CCAC) — em português, Coalizão para o Clima e Ar Limpo, que defende a redução de poluentes de vida curta — ter aprovado a realização de um estudo para o levantamento de dados sobre emissões e possíveis ações de diminuição junto ao setor de resíduos. A CCAC é uma iniciativa liderada pelos governos do Canadá, Japão, México, Estados Unidos, juntamente com a C40, a ISWA, a ONU - Programa para o Ambiente (UNEP) e o Banco Mundial.

Em São Paulo, o projeto está em fase de implementação pela ISWA, com o suporte local da Abrelpe, para facilitar a comunicação entre os atores envolvidos na gestão municipal de resíduos sólidos. Por se tratar de projeto financiado pela CCAC/UNEP, as ações de melhoria da gestão dos resíduos sólidos urbanos devem visar a redução das emissões de metano, gás de efeito estufa que contribui para as mudanças climáticas. A maior fonte desse gás no setor de resíduos sólidos é a decomposição da fração orgânica sem o manejo adequado dos gases produzidos.

Copenhagen

Na última segunda-feira (2/3), representantes da ISWA e da Abrelpe estiveram reunidos no gabinete do secretário de Serviços de São Paulo, Simão Pedro, juntamente com membros do Consulado Geral da Dinamarca. Na ocasião, foi discutida a possibilidade do estabelecimento de uma cooperação com a cidade de Copenhagen na área da gestão de resíduos.

Texto: Dojival Filho/Amlurb