Amlurb garante limpeza durante desfiles das escolas de samba e dos blocos

No sambódromo, cada dia do evento contará com 500 agentes ambientais e maquinário suficiente para deixar a passarela limpa em 15 minutos. Trabalhos para o Carnaval de rua também serão reforçados

A Secretaria de Serviços, por intermédio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), garantirá a infraestrutura necessária em sua área de atuação para que tudo transcorra normalmente durante os festejos de Carnaval. Entre os próximos dias 13 e 15, o Sambódromo do Anhembi receberá os desfiles das escolas de samba (Grupo Especial e de Acesso) e o evento contará com um contingente diário de 500 agentes de limpeza da Inova — empresa contratada pela Prefeitura e atuante nas regiões Norte, Oeste e Centro do município.

Após a passagem de cada agremiação, uma equipe entrará na pista com uma varredeira de pequeno porte (lagostinha), duas varredeiras de médio porte (Ausa), seguidas pelo pelotão composto por 30 agentes ambientais munidos de vassouras e carrinhos coletores. Posteriormente, três grandes varredeiras finalizarão o trabalho. Em 15 minutos, a passarela estará pronta para receber a próxima escola.

De acordo com a Inova, serão três equipes se revezando na pista do Sambódromo, mais 20 funcionários na concentração e dispersão e outros 40 em ruas e avenidas vizinhas, onde as escolas se preparam e aguardam para entrar na passarela. Os locais contarão ainda com total de 180 cestos aramados, 28 contêineres para o descarte de rejeitos (resíduos não-recicláveis), 20 contêineres de coleta domiciliar (da empresa Loga) e 20 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) para os resíduos recicláveis.

A mesma quantidade de funcionários e máquinas será disponibilizada no próximo dia 20, quando ocorrerá o desfile das campeãs do Carnaval. Em 2014, foram coletadas, aproximadamente, 60 toneladas de resíduos no Sambódromo. Neste ano, a quantidade deve ser semelhante.

Duas cooperativas realizarão o trabalho de coleta seletiva no Sambódromo: a Tietê, com 20 cooperados por dia, e a Cooperleste, com 15 cooperados atuando diariamente.

Blocos de Rua

Nos dias de folia, 240 blocos desfilarão pelas ruas das regiões Norte, Oeste e Centro, e a Inova montará estrutura operacional composta por 1.702 funcionários, responsáveis pela limpeza nos locais de festas. A relação de serviços inclui limpeza e lavagem de vias, coleta de resíduos de varrição e domiciliar e limpeza de bocas de lobo. Todos os trabalhos serão executados com água de reuso (aproximadamente, 200 metros cúbicos).

Apenas na região da Vila Madalena, Praça Benedito Calixto e Largo da Batata, conhecidos redutos boêmios da cidade, a partir das 9h do próximo dia 14 e até as 10h do dia 18, a operação terá 250 agentes de limpeza.

O maquinário incluirá 18 caminhões basculantes, quatro caminhões pipa, dois antares (caminhões que utilizam água com pressão) , sete veículos de apoio e seis motos. Será instalado um cesto aramado em cada esquina. A empresa estima que sejam coletadas 180 toneladas de resíduos.

Nas regiões Sul e Leste, áreas de atuação da empresa Soma, 60 blocos irão desfilar e a operação contará com 693 agentes de limpeza.