Secretários realizam trabalho de conscientização sobre uso das sacolinhas plásticas

Titulares de Serviços, Simão Pedro, e o de Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira, visitaram supermercado na região central do município nesta quinta-feira (5/1)

Para orientar comerciantes e consumidores a respeito da nova lei das sacolinhas plásticas, o secretário de Serviços, Simão Pedro, e o secretário do Verde e Meio Ambiente, Wanderley Meira, visitaram nesta quinta-feira (5/1) a loja do Hipermercado Extra localizada na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central da cidade. A visita teve o acompanhamento de representantes da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb).

As autoridades foram recebidas pelo gerente do estabelecimento comercial, Edinal Neves, e o coordenador de Sustentabilidade, Eduardo da Rocha de Souza. Durante o encontro, Simão Pedro e Wanderley esclareceram dúvidas a respeito das recentes medidas adotadas pela Prefeitura que, diante da proibição das sacolinhas brancas estabelecida pela Justiça, resolveu oferecer as sacolas verde e cinza como alternativas para a redução de impactos e danos ambientais (mais informações em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/noticias/?p=188477).

A sacolinha verde será usada pelo consumidor para carregar as compras e, posteriormente, deverá ser reutilizada para descartar o lixo reciclável, que será enviado a uma das centrais de triagem mecanizadas ou manuais. A sacolinha cinza deverá ser usada para o descarte dos demais resíduos.

Portaria

Publicada na quarta-feira (4/1), a Portaria Intersecretarial nº 01/2015 – SVMA/SES estabelece que consumidores e comerciantes terão 60 dias de adaptação à mudança. Nesse período, a Prefeitura promoverá ações de educação ambiental e conscientização.

“É um passo muito importante que estamos dando neste momento e que está inserido no contexto de ampliação da coleta seletiva em São Paulo, das centrais mecanizadas de triagem, enfim, de uma série de projetos que temos realizado no sentido de chegarmos à meta de 10% de reciclagem na cidade até 2016”, destacou Simão Pedro.

Ainda de acordo com o secretário, “foi criado um grupo de trabalho, composto por representantes das secretarias de Serviço, Verde e Meio Ambiente e do comércio, que, na próxima semana, deve discutir o detalhamento da implantação das sacolas verde e cinza.”

O secretário do Verde e do Meio Ambiente frisou que “este é o momento de promover a educação ambiental para toda a população, destacando a preocupação com o consumo consciente.”

Colaboração

O coordenador de Sustentabilidade do hipermercado, Eduardo da Rocha Souza, considerou o encontro positivo. “Achei interessante e acredito que se aproxima do que defendemos na questão da educação ambiental, uma prioridade nossa também. É um movimento importante para a adoção de hábitos mais saudáveis.”

Resolução 55/Amlurb/2015: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/servicos/amlurb/Resolucao-n55-AMLURB-15.pdf