Secretarias de Serviços e do Verde e Meio Ambiente lançam o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos

Na ocasião também serão realizados três workshops nos dias 1º e 02 de dezembro no Anhembi, simultaneamente à Expo Catadores

Como parte integrante da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Serviços e do Verde e do Meio Ambiente, realizará no dia 03/12, a partir das 9h, o lançamento do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos (PEACS) no Anhembi Parque, simultaneamente a Expo Catadores.

A solenidade contará com a presença da presidente da república, Dilma Rousseff. O decreto que regulamenta o PEACS, que é um dos instrumentos para viabilizar a implementação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da cidade de São Paulo (PGIRS), definido no Decreto Municipal nº 54.911/2014, será assinado pelos secretários do Verde e do Meio Ambiente e de Serviços. Na ocasião haverá apresentação e entrega de diplomas para os primeiros catadores contratados pelo Fundo Paulistano de Reciclagem.

O PEACS visa estabelecer atividades de caráter educativo e pedagógico, em colaboração com entidades do setor empresarial e da sociedade civil organizada; articulação com a Política Nacional de Educação Ambiental; ações educativas com os agentes envolvidos com os sistemas de coleta seletiva e logística reversa; ações educativas com relação ao consumo sustentável e à responsabilidade compartilhada; apoio à pesquisa sobre resíduos sólidos; planos de produção e consumo sustentável; capacitação de multiplicadores da gestão integrada de resíduos sólidos; divulgação os conceitos relacionados com a coleta seletiva, com a logística reversa, com o consumo consciente e com a minimização da geração de resíduos sólidos.

Workshops

Neste ano a cidade de São Paulo tornou-se referência com ações que visam o processo de ampliação da reciclagem de resíduos sólidos. Foi lançado o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), já foram inauguradas as duas primeiras centrais mecanizadas de triagem e o serviço de coleta seletiva passou a atender mais 10 distritos - atualmente são 85 distritos atendidos e a meta até 2016 é atender os 96 distritos do município.

E para fazer um balanço sobre essas ações e a apresentar as metas para os próximos anos, a Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) promoverá três workshops entre os dias 1º a 02 de dezembro no Anhembi Parque, simultaneamente à Expo Catadores.

No dia 1ª/12, das 14h às 17h, a Amlurb apresentará o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS), lançado em abril último, que traça diretrizes para o setor nos próximos 20 anos, permitindo o desenvolvimento de ações que possibilitem o aumento da reciclagem e a redução dos resíduos atualmente dispostos em aterros sanitários. Será o primeiro evento realizado depois que o plano foi aprovado, em cumprimento as deliberações aprovadas na IV Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2013.

O workshop sobre o Fundo Municipal de Coleta Seletiva, Logística Reversa e Inclusão de Catadores será realizado no dia 02/12, das 9h às 13h. O conselho gestor estará presente e, na ocasião, será realizada a prestação de contas, a explicação sobre o que é o fundo e como foi realizado o planejamento estratégico das ações. A renda gerada pela venda da produção dessas duas primeiras centrais mecanizadas é revertida para esse fundo municipal. No período da tarde, das 14h às 17h, será realizado workshop para apresentar o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos (PEACS) com troca de experiências.

Serviço:

Programação da Prefeitura de São Paulo na Expo Catador 2014
Workshop sobe o sobre o Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS)
01/12/2014 (segunda-feira) | das 14h às 17h

Workshop sobre o Fundo Paulistano de Reciclagem e o novo Sistema de Coleta Seletiva da cidade de São Paulo
02/12/2014 (terça-feira) | das 09h às 13h

Apresentação do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos e Troca de Experiências
02/12/2014 (terça-feira) | das 14h às 17h

Lançamento do Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos
03/12/2014 (quarta-feira) | das 09h às 13h

Local: Pavilhão Oeste do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1209 (entrada para o estacionamento)
Clique aqui para se inscrever