Prefeitura recolhe cerca de 290 toneladas de resíduos após eleições

Realizada nos dias 05 e 26/10, operação de limpeza contou com cerca de 4 mil trabalhadores e 200 equipamentos

Para garantir que a cidade ficasse limpa o mais rapidamente possível durante o primeiro e o segundo turno das eleições, promovidos nos dias 5 e 26 de outubro, respectivamente, a Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) planejou esquema especial, junto com as empresas responsáveis pelos serviços de limpeza e varrição, Inova e Soma. A ação contou ainda com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo.

No primeiro turno, a operação recolheu, aproximadamente, 250 toneladas de resíduos resultantes das eleições. Já no segundo turno foram retiradas cerca de 46 toneladas. A quantidade foi menor por se tratar de apenas dois candidatos.

Os serviços, executados pelos agentes de limpeza da Soma (atua nas regiões Sul e Leste) e Inova (atende as regiões Centro, Norte e Oeste), foram realizados em três turnos: manhã (6h às 14h), tarde (14h às 22h) e noite (22h às 6h da segunda-feira). Os trabalhos foram reforçados nos locais de votação da capital paulista.

No primeiro turno, as empresas escalaram cerca de 4.400 agentes de limpeza. Na ocasião, foram utilizados cerca de 230 equipamentos, entre eles caminhões compactadores e pipa, habitáculos, antares e varredeiras para coleta de resíduos e limpeza de bocas de lobo. A Inova realizou limpeza intensiva na noite do sábado (04/10) para evitar a quantidade excessiva de "santinhos" na abertura das escolas. Essa ação integrou projeto-piloto executado em 23 locais de votação com maior ocorrência de descarte irregular de resíduo eleitoral, conforme solicitação do TRE-SP.

No segundo turno, somados os profissionais das duas empresas e respectivos maquinários, o serviço de limpeza contou com, aproximadamente, 3.800 trabalhadores e 210 equipamentos.