Comunidade prestigia ampliação da coleta seletiva em Ermelino Matarazzo

Realizado nesta quarta-feira (1/10), evento reuniu representantes de conselhos participativos e estudantes. O secretário de Serviços, Simão Pedro, e o presidente da Amlurb, Silvano Silvério, também marcaram presença

Nesta quarta-feira (1/10), o secretário de Serviços, Simão Pedro, e o presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Silvano Silvério, compareceram a evento promovido na sede da Subprefeitura Ermelino Matarazzo para marcar a chegada da coleta seletiva nos distritos Ermelino Matarazzo e Ponte Rasa. Cerca de 40 representantes de conselhos participativos, lideranças comunitárias e alunos da EMEF João Franzolin Neto prestigiaram a atividade.

A subprefeita Sandra Regina demonstrou entusiasmo com a ampliação do serviço. “Com a coleta seletiva, teremos menos sujeira dentro dos córregos. É realmente muito importante também a participação da população na separação do lixo.” Entre as autoridades, o evento contou ainda com a subprefeita de Cidade Tiradentes, Adriana Morales, e o vereador Valdemar Silva, o Vavá.

Silvano Silvério lembrou que outros dois distritos, Campo Limpo e Cidade Ademar, começaram a ser contemplados nesta quarta-feira. Ao todo, dez distritos passarão a receber o serviço até o próximo dia 13. A relação completa está disponível em http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/noticias/index.php?p=180593) . “Isso representa um milhão e cem mil habitantes que não tinham coleta seletiva e começaram a ter. Esse número é igual à população da cidade de Guarulhos, a segunda maior do Estado”, destacou o presidente da Amlurb.

O secretário Simão Pedro lembrou que, nesta nova etapa da coleta seletiva, a inclusão e valorização dos catadores de materiais recicláveis continuarão sendo premissas básicas da atual gestão. “Antes, as cooperativas tinham somente convênios com a Prefeitura e precisavam se virar para coletar e vender os materiais. Vamos fazer justiça, contratando e pagando as cooperativas de catadores pelo serviço ambiental que sempre prestaram e a cidade não reconhecia”, afirmou o secretário (mais informações sobre o novo modelo em http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3442).

Contexto

A ampliação da coleta seletiva é um dos desdobramentos das políticas públicas adotadas na atual gestão, que tem entre os principais objetivos fazer com que São Paulo, que registrava apenas 1,8% de coleta seletiva no primeiro semestre deste ano, atinja 10% até 2016. “A ampliação da coleta está ligada a outras ações realizadas pelo prefeito Fernando Haddad, como o lançamento do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de São Paulo (PGIRS) e a inauguração das duas centrais mecanizadas de triagem, na Ponte Pequena e em Santo Amaro.” Cada uma tem capacidade para processar 250 toneladas de resíduos por dia.

Outras duas unidades, com igual potencial para processamento, serão inauguradas nos próximos dois anos. A ampliação da coleta e a necessária adesão da população possibilitarão que as centrais atinjam esses números.
Informações

Para saber se sua residência conta com coleta seletiva, é possível consultar as empresas responsáveis pela coleta de lixo na capital, pela internet ou por telefone. A empresa Loga disponibiliza uma busca pelo site da empresa e atendimento pelo telefone 0800-770 1111. Ela atende às subprefeituras Butantã, Casa Verde, Freguesia do Ó, Jaçanâ/Tremembé, Lapa, Mooca, Penha, Perus, Pinheiros, Pirituba/Jaraguá, Santana/Tucuruvi, Vila Maria/Vila Guilherme e Sé.

A empresa Ecourbis também oferece busca online na internet e pelo telefone 0800-772 7979. A concessionária é responsável pelas subprefeituras de Aricanduva / Formosa, Campo Limpo, Capela do Socoro, Cidade Ademar, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Ipiranga, Itaim Paulista, Itaquera, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros, Santo Amaro, São Mateus, São Miguel, Vila Mariana e Vila Prudente.

Para contribuir com a reciclagem, são importantes alguns cuidados no descarte do lixo, principalmente a separação dos resíduos recicláveis, como latas e garrafas, dos resíduos orgânicos, como restos de comida e cascas de frutas. Recicláveis com restos de alimentos devem ser enxaguados para não contaminarem outros materiais.

Veja abaixo mais informações sobre os materiais que podem ser encaminhados para reciclagem:

Papel – jornais, revistas, cadernos, livros, papel de seda, caixas de papelão, cartolinas, papel kraft, papel de desenho, caixas tipo longa vida
Não são recicláveis: carbono, celofane, papel vegetal, papel fotográfico, fitas e etiquetas adesivas, papéis metalizados, parafinados ou plastificados

Plástico - sacos e sacolas, potes, tampas, garrafas PET, embalagens de produto de limpeza, canetas sem carga, escovas de dente, isopor, baldes e utensílios de cozinha
Não são recicláveis: acrílicos em geral, adesivos, tomadas, embalagens com material corrosivo e tóxico, espumas, plásticos “termofixos” (utilizados em telefone, computadores, teclados)

Metal - latas e objetos de alumínio, cobre, chumbo e bronze, fios, tampinhas, embalagens de marmitex, arames, chapas, canos, grampos e clips
Não são recicláveis: esponjas de aço e latas de aerossol, tinta ou pesticidas

Vidro - garrafas, frascos de condimentos, copos, pratos e outros objetos
Não são recicláveis: espelhos, lâmpadas, cristal, vidro plano, cerâmica e porcelana