Conselho Gestor da nova coleta seletiva toma posse na Amlurb

Órgão será responsável por gestão de fundo privado e contratação de Agente Operador, que irá operar o sistema e comercializará resíduos triados por megacentrais

O Conselho Gestor do novo modelo de coleta seletiva tomou posse nesta quarta-feira (14/5), na sede da Amlurb. O órgão será responsável pela gestão do fundo privado, criado por meio da Resolução 28 da autarquia, e pela contratação do Agente Operador, que irá operar o sistema e terá, entre suas principais atribuições, a comercialização dos resíduos triados pelas megacentrais e, eventualmente, por cooperativas.

Integram o conselho cooperativas não-conveniadas com a Amlurb que aderiram ao novo modelo e as que já são conveniadas; organizações não-governamentais; representantes do poder público indicados pela autarquia, Secretaria de Serviços e Secretaria do Verde e Meio Ambiente; além de representante de instituições de Ensino Superior e pesquisa (ver relação completa de titulares e suplentes abaixo).

“Fizemos todo o processo de maneira correta, dentro da lei, obedecendo aos princípios da legalidade e transparência. Esse é um sistema que está dentro do Plano de Gestão Integrada de Resíduos (PGIRS), que foi discutido com a cidade e irá incluir os catadores”, afirmou o presidente da Amlurb, Silvano Silvério da Costa.

Durante o evento, os participantes também aprovaram o Regimento Interno do Conselho e o Estatuto do Fundo.

Megacentrais

O secretário de Serviços, Simão Pedro, também presente à solenidade, destacou a importância do Conselho Gestor nesta nova etapa, em que a cidade deve ganhar, ainda neste semestre, duas megacentrais de triagem, em Santo Amaro e Ponte Pequena. Cada uma processará 250 toneladas diárias de resíduos recicláveis, o que possibilitará ao município triplicar sua capacidade de processamento, chegando a 750 toneladas por dia.

Outras duas megacentrais devem ser inauguradas até 2016. “Tenho a convicção de que estamos no caminho certo. São Paulo está preparada para enfrentar os desafios que se apresentam, com a inauguração das duas centrais”, afirmou Simão.

 

Confira também o Edital de Chamamento do Agente Operador


Integrantes do Conselho Gestor:

Amlurb

Silvano Silvério da Costa (titular)
Tadeu Pais (suplente)


Secretaria de Serviços

Osvaldo Hirata (titular)
Eduardo Ribeiro (suplente)


Secretaria do Verde e Meio Ambiente
Ricardo Brandão (titular)
Camila Sasahara


Instituições de Ensino e Pesquisa

João Henrique Storópoli, da Uninove (titular)
José Eduardo Storópoli, da Uninove (suplente)

Organizações não-governamentais
Miriam Dualib, do Instituto Ecoar (Titular)
Delaine Romano, do Fórum Desenvolvimento da Zona Leste (suplente)


Cooperativas não-conveniadas com a Amlurb que aderiram ao modelo

Nanci Darcolete, da Filadelphia (titular).

Maria Madalena Ferreira, da Nova Esperança, (suplente)


Cooperativas conveniadas

Dulce Alves de Andrade, da Chico Mendes, e Telines Basílio do Nascimento Júnior, da Coopercaps (titulares).

Pedro Gomes da Silva, da União, e Cristiano Gonçalves Cardoso, da Recifavela (suplentes).

 FIESP – Federação das industrias do Estado de São Paulo, representantes indicados (já foram empossados como conselheiros)

Titular: Walter Françolin
Suplente: Ricardo Lopes Garcia