Projeto de composteiras domésticas recebe mais de seis mil inscritos

Marca foi alcançada em apenas duas semanas após abertura de inscrições no site do Composta SP

Em duas semanas, o site do projeto Composta SP, que visa a conscientização dos munícipes sobre a compostagem doméstica como forma de reciclagem de resíduos orgânicos, já contabilizou 6.563 inscrições. Os números foram registrados no fim da tarde desta terça-feira (1º/7).

Para participar, basta preencher, até o próximo dia 27, o Questionário de Cadastro disponível em www.compostasaopaulo.eco.br. Todos os que se inscreverem espontaneamente receberão e-mail informativo após essa data. As oficinas das entregas das composteiras serão realizadas em agosto (locais e datas ainda não estão definidos).
Iniciativa da Secretaria de Serviços, por meio da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) e das empresas concessionárias Loga e Ecourbis, o Composta SP foi idealizado e é executado pela empresa Morada da Floresta. Além das inscrições espontâneas, os organizadores também enviaram convites para escolas, Centros de Apoio e condomínios, que terão prazos diferentes informados nos próprios convites.

O projeto selecionará dois mil domicílios para que recebam composteiras domésticas e participem de oficinas de compostagem e plantio. "O número expressivo de inscrições num período tão curto mostra que estamos começando muito bem e que há realmente grande interesse da população nesse tema", destaca Antonio Oswaldo Storel Júnior, um dos coordenadores do Composta SP.

Um dos principais objetivos desta fase inicial do projeto é o levantamento de dados que serão utilizados para a elaboração de políticas públicas que estimulem a prática em toda a cidade. Para isso, serão realizadas três pesquisas: sobre os hábitos domiciliares, a utilização da composteira, e, ao final, uma terceira para verificar as mudanças de hábitos e soluções encontradas em cada domicílio. "Essas informações devem ser recolhidas até o fim de 2014", informa Storel.


COMPOSTEIRAS

Cada composteira doméstica tem capacidade para reciclar de um a dois quilos de resíduos orgânicos por dia e pode reduzir à metade o volume de resíduos gerados por cada família. Ao todo, serão compostadas, diariamente, entre duas e quatro toneladas de resíduos orgânicos domésticos, o que resultará na redução do volume destinado aos aterros sanitários, além da diminuição dos custos da coleta e dos impactos ambientais. Mais informações nos sites do Composta SP e do SP Recicla (http://sprecicla.com.br/).
O adubo orgânico produzido pelas composteiras pode ser utilizado tanto em pequenos plantios domésticos e urbanos, quanto em árvores da cidade.