Estudo Epidemiológico - Polo Petroquímico de Capuava

Saiba mais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), vai promover, a partir do dia 16/01/2023, um estudo epidemiológico para avaliar casos relatados de tireoidite de Hashimoto nas regiões de São Rafael, São Mateus e Sapopemba, e sua eventual correlação com a poluição ambiental. O território fica na divisa do Polo Petroquímico de Capuava.

As equipes da Divisão de Vigilância Ambiental (DVISAM) vão entrevistar cerca de 4500 munícipes em 1500 domicílios, escolhidos de forma aleatória por sorteio, em distritos das zonas leste e sudeste.

As entrevistas vão indicar se o indivíduo tem alguma doença na tireoide ou outro problema endócrino, se tem sintomas como dor de garganta, rouquidão, ganho de peso ou perda de cabelo, além de episódios relacionados a animais domésticos.

A ação tem duração prevista de duas semanas, podendo se estender até 27 de janeiro de 2023.

 


ESTUDO


  • Localização:

1 - Áreas supostamente afetadas pelo Polo Petroquímico: No perímetro de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Colorado, Parque São Rafael, Jardim São Francisco e Rio Claro. 

2- Áreas Controle: Áreas distantes do Polo Petroquímico, para realizar análise comparativa, nos perímetros de abrangências das Unidades de Saúde: AMA/UBS Integrada Jardim das Oliveiras, no Itaim Paulista e AMA/UBS Integrada Americanópolis, em Jabaquara.  

  • Participantes: 4500 munícipes, em 1500 domicílios, escolhidos de forma aleatória por sorteio. 
  • 1° Etapa - Entrevistas: serão conduzidas pelas equipes de saúde das UBS. Para participação no estudo é necessário concordar e assinar de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. 
  • Objetivo das entrevistas: As entrevistas vão indicar se o indivíduo tem alguma doença na tireoide ou outro problema endócrino, se tem sintomas como dor de garganta, rouquidão, ganho de peso ou perda de cabelo, além de episódios relacionados a animais domésticos. 
  • 2° etapa - Coleta de Exames: Caso alguém da família tenha apontado três ou mais sinais relacionados ao foco da pesquisa, a pessoa será encaminhada para a UBS de atendimento, onde deverá comparecer no prazo máximo de 15 dias, para avaliação médica e possível coleta e exames, entre eles, TSH, T4 e anti-TPO. 
  • Acompanhamento médico: aqueles que apresentarem resultados alterados serão direcionados para atendimento médico, para início do tratamento pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital. 
  • Análise dos Resultados: Os dados do levantamento serão analisados e comparados aos de áreas sem exposição aos contaminantes para que se possa determinar se há realmente impacto no meio ambiente local e sua dimensão.

Mapa dos distritos administrativos participantes do estudo


TIREOIDE


As doenças da tireoide afetam cerca de 5% da população adulta, e sua prevalência aumenta com o passar dos anos. A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune, caracterizada pela inflamação da tireoide provocada por uma falha no sistema imunológico. O organismo fabrica anticorpos contra as células, provocando a destruição da glândula ou redução de sua atividade.

É considerada a principal causa de hipotireoidismo no Brasil e se não for devidamente tratada pode levar ao coma e à morte. A patologia é mais comum em algumas famílias, o que pode indicar fator genético, além de acometer mais mulheres do que homens.

 


RESULTADOS


O artigo completo com os resultado e conclusão do trabalho foram publicados na Biblioteca Virtual em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.

Acesse aqui a publicação.


SAIBA MAIS


- Aprovação do Projeto de Pesquisa: INQUÉRITO EPIDEMIOLÓGICO PARA RESIDENTES DO ENTORNO DA EMPRESA POLO PETROQUÍMICO DE CAPUAVA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO

- Divisão de Vigilância de Saúde Ambiental