Toxoplasmose

Informações para o cidadão

 

A toxoplasmose é uma antropozoonose, de distribuição mundial encontrada principalmente nos países tropicais. É causada pelo protozoário Toxoplasma gondii (T.gongii), parasita intracelular presente nas fezes de gatos contaminados. Os felinos, (hospedeiro definitivo) contraem a infecção ao comer carnes cruas, ratos ou pássaros contaminados. O HOMEM e os outros animais (hospedeiros intermediários), se infectam por ingestão de alimentos contaminados com oocistos maduros contendo os esporozoítos ou pela ingestão de carne crua contendo cistos teciduais com as formas de bradizoitos.

É importante destacar que o contato direto com felinos ou com suas ninhadas não é considerado o fator de risco principal para transmissão da doença.

A toxoplasmose apresenta especial relevância para a saúde pública quando a mulher se infecta durante a gestação, tendo em vista o risco de transmissão vertical (via transplacentária) com acometimento fetal.

As manifestações clínicas variam, podemos observar mais frequentemente infecções assintomáticas, geralmente em indivíduos imunocompetentes, até manifestações sistêmicas leves (linfadenopatia da região da cabeça e pescoço, febre, mal estar, dor de garganta, erupção de pele e hepatoesplenomegalia) e graves, principalmente em indivíduos imunodeprimidos. O Sistema Único de Saúde dispõe do tratamento de forma integral e gratuita e realiza o acompanhamento de todos os casos com indicação de tratamento.

Em situações de surtos alimentares, os casos são investigados (fonte de infecção). A principal medida de prevenção da toxoplasmose é a promoção de ações de educação em saúde e higiene alimentar.

 

 

 

 

 Saiba mais:

- Alerta toxoplasmose