Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS

 

 

Acesse o menu abaixo para saber mais sobre o NÚCLEO CIEVS:
 

   

  

 


  • Identificar emergências epidemiológicas, de modo contínuo e sistemático, por meio de detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata de potenciais emergências em Saúde Publica;
  • Disponibilizar informações oportunas sobre as emergências epidemiológicas de relevância municipal, estadual, nacional e internacional - Elaboração do Clipping CIEVS;
  • Realizar a vigilância de doenças, agravos e eventos de saúde pública com potencial para constituição de emergência de saude pública; elaboração de painéis de monitoramento que permitam monitoramento de agravos com potencial de emergência em saude publica;
  • Participar da elaboração de planos de contingência em situações de emergências em saúde pública dentro do setor saúde em parceria com áreas técnicas e eventos de massa (preparação, momento do evento, momento pós-evento);
  • Atuar em redes de serviços do setor saúde, Vigidesastres, Educação, Defesa civil, Assistência social, e outros setores/instituições, de acordo com as situações de emergência;
  • Atuar em apoio às áreas técnicas da vigilancia epidemiológica para manter atualização de todos os serviços do sistema de saúde municipal para agravos relevantes, inusitados, de transmissão recente ou recrudescente, com informações oportunas para proteção da população da área do município e de outras cidades, estados e países, em parceria com as áreas técnicas.


 

Acesse aqui a página das doenças monitoradas pelo núcleo:
 
    
 
  

 
 
 


EQUIPE TÉCNICA - NÚCLEO CIEVS/NADEpi/VE-DTHA
 
 
 
 

 
 
 

Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde-CIEVS

Unidade de inteligência epidemiológica de detecção, verificação, avaliação, monitoramento e comunicação de risco imediata de potenciais emergências em saúde pública. Compõe uma rede de alerta e respostas às emergências em saúde pública, estratégia mundial, atendendo a demanda do Regulamento Sanitário Internacional - RSI 2005.

 



Núcleo de Apoio às Análise e Processamento de Dados Epidemiológicos


A criação do NADEpi incorpora novas ferramentas e métodos de análise com o objetivo de ampliar as possibilidades de uso de informações e assim melhorar a capacidade de interpretação dos dados para a tomada de decisão.
Tem o objetivo de apoiar as equipes técnicas da Vigilancia Epidemiológica por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos.
 

VE-DTHA

A vigilância das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA) se baseia no monitoramento integrado dos seguintes subsistemas de doenças e agravos:

Vigilância de surtos de DTA – todos os serviços (hospitais, AMA, P S e outros como creches, escolas, restaurantes de empresas, etc...) que identificam um surto devem notificar.
Programa de Monitorização de Doença Diarreica Aguda (MDDA) em unidades sentinela – O programa nacional de MDDA, implantado em 1999, acompanha o número de casos de diarreia atendidos em unidades sentinelas com objetivo de conhecer o perfil epidemiológico das diarreias e detectar possíveis surtos de doenças transmitidas por alimentos. No município de São Paulo, o programa está implantado desde o ano de 2002, e conta em 2016 com 114 unidades sentinela do programa de MDDA, distribuídas em todas as regiões do MSP.
Vigilância Sentinela Laboratorial do Rotavírus - dois hospitais notificam e investigam laboratorialmente os casos de diarreia em crianças menores de 5 anos, com o objetivo de identificar os agentes etiológicos causadores das diarreias, em especial o Rotavírus, para monitoramento do impacto da vacina oferecida às crianças menores de 1 ano.
Vigilância de doenças específicas de Notificação compulsória: Botulismo, Cólera, Doenças Priônicas (Doença de Creutzfeld-Jakob), Doença de Haff; Hepatite A, Febre Tifóide; Síndrome Hemolítico-Urêmica.