Diretrizes para Notificação Toxoplasmose Gestacional e Congênita no Município de São Paulo

Orientação para Profissionais de Saúde

 PASSO A PASSO PARA A NOTIFICAÇÃO

1º Passo - PREENCHIMENTO  DA FICHA DE INVESTIGAÇÃO - SINAN clicando aqui 

(Usar preferencialmente o Internet Explorer ou fazer o download para usar o PDF preenchível)

Preencher adequadamente os campos de 06 campo das observações seguindo as instruções: 

Campo 6 - Nome completo do consultório/clinica/hospital notificador e Código = Nº do Cadastro Nacional de estabelecimento de Saúde (CNES)

  • Os campos 31 a 43, não deverão ser preenchidos
  • Campo das observações:

1.      GESTANTES – DUM (data da última menstruação), data da coleta para triagem sorologias (IgG, IgM e teste de avidez até 16º semana de gestação) e resultado sorológico. Nome do serviço saúde onde será realizado o parto. Resultados STORCH.

2.      CONGÊNITO – Resultado teste do pezinho, resultados sorológicos para avaliação titulação materno-fetal, tratamento (data de inicio e fim), medicamento prescrito.

OBSERVAÇÃO: A unidade de vigilância de notificação solicitará informações durante o acompanhamento da GESTANTE como: resultados das sorologias dos demais trimestres de gestação até o parto, resultados sorológicos após o tratamento. CONGÊNITO: resultados sorológicos após o tratamento.

Após o preenchimento, salvar a ficha no seu computador.

Em caso de SURTO ALIMENTAR, clique aqui para notificar

 2º Passo - LOCALIZAR A UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (UVIS) DE REFERÊNCIA DO NOTIFICADOR

Utilizar a ferramenta "Busca UVIS"  - Clique aqui

3º Passo - ENVIO DA FICHA DE INVESTIGAÇÃO – SINAN PARA A UVIS DE REFERÊNCIA

A ficha de investigação - SINAN preenchida deve ser enviada para o e-mail da UVIS de referência do Serviço (consultório/clinica/hospital)

No Assunto do e-mail colocar: Notificação de Toxoplasmose Gestacional ou Congênita ou Surto Alimentar e de que o consultório/clinica/hospital esse pertence.

ATENÇÃO! Ao enviar a ficha de notificação, certifique-se de que o endereço de e-mail está correto, pois os dados da ficha são confidenciais!

4º Passo - ENVIO DO NÚMERO DA NOTIFICAÇÃO ATRIBUÍDO PELA UVIS DE REFERÊNCIA PARA IDENTIFICAÇÃO DO CASO

  • Após o recebimento da ficha de investigação - SINAN, a UVIS retornará o contato em até 03 dias úteis para informar o número da notificação, caso todos os dados da ficha estejam corretamente preenchidos.
  • Se a ficha apresentar algum dado que não tenha sido preenchido corretamente ou esteja em branco, a UVIS entrará em contato solicitando a complementação desses dados.

5º Passo - DISPENSAÇÃO MEDICAMENTO/ NÚMERO DA NOTIFICAÇÃO

Para dispensação dos medicamentos para o tratamento da toxoplasmose, além da prescrição médica, de acordo com as legislações vigentes, o documento de identidade e o Cartão Nacional de Saúde (cartão SUS), é necessário também a apresentação de filipeta preenchida com número do SINAN, ou a cópia da ficha de notificação devidamente preenchido e digitado no SINAN.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a UVIS de sua região!