Toxoplasmose

Perguntas e respostas


A toxoplasmose é uma antropozoonose, de distribuição mundial encontrada principalmente nos países tropicais. É causada pelo protozoário Toxoplasma gondii (T.gongii), parasita intracelular presente nas fezes de gatos contaminados. Os felinos, (hospedeiro definitivo) contraem a infecção ao comer carnes cruas, ratos ou pássaros contaminados. O HOMEM e os outros animais (hospedeiros intermediários), se infectam por ingestão de alimentos contaminados com oocistos maduros contendo os esporozoítos ou pela ingestão de carne crua contendo cistos teciduais com as formas de bradizoitos.

É importante destacar que o contato direto com felinos ou com suas ninhadas não é considerado o fator de risco principal para transmissão da doença.

A toxoplasmose apresenta especial relevância para a saúde pública quando a mulher se infecta durante a gestação, tendo em vista o risco de transmissão vertical (via transplacentária) com acometimento fetal.

As manifestações clínicas variam, podemos observar mais frequentemente infecções assintomáticas, geralmente em indivíduos imunocompetentes, até manifestações sistêmicas leves (linfadenopatia da região da cabeça e pescoço, febre, mal estar, dor de garganta, erupção de pele e hepatoesplenomegalia) e graves, principalmente em indivíduos imunodeprimidos. O Sistema Único de Saúde dispõe do tratamento de forma integral e gratuita e realiza o acompanhamento de todos os casos com indicação de tratamento.

Em situações de surtos alimentares, os casos são investigados (fonte de infecção). A principal medida de prevenção da toxoplasmose é a promoção de ações de educação em saúde e higiene alimentar.

 

 PERGUNTAS E RESPOSTAS

O que é toxoplasmose?

É uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii – parasito presente no solo.

 

Como adquire a Toxoplasmose?

Por via oral e Vertical (mãe passa para o feto na gestação)

  • Oral – ingestão de alimentos como carne crua e mal cozida, principalmente, carne de porco e cordeiro, ingestão de água contaminada, leite não pasteurizado, hortaliças e legumes mal higienizados;
  • Vertical - transmissão transplacentária de taquizoitos, da gestante para feto.

 

Quem teve toxoplasmose uma vez pode ter de novo?

Sim, pode ocorrer recidivas, geralmente relacionadas a baixa imunidade.

Quais os sintomas da toxoplasmose?

Na grande maioria dos casos, as pessoas são assintomáticas ou apresentam quadros leves, inespecíficos e autolimitante, em indivíduos saudáveis e imunocompetentes. Porém, aqueles sintomáticos podem apresentar mais comumente febre, dor muscular e dor na garganta, além de inchaço dos gânglios linfáticos - "íngua" da região da cabeça e pescoço (linfadenopatia).

 

A toxoplasmose pode ser grave?

Indivíduos com baixa imunidade ou sistema imunológico comprometido (HIV/AIDS, câncer, transplantados), recém-nascidos podem apresentar formas graves da doença.

 

 Na suspeita de toxoplasmose o que devo fazer?

Na suspeita, a pessoa deverá procurar o atendimento médico e, de acordo com a sintomatologia, será solicitado exames de sangue específicos para a doença.

Qual é o tratamento para toxoplasmose?

Com a conformação da infecção através dos exames laboratoriais para toxoplasmose, o médico avaliará se tem indicação de tratamento.

Mulheres gestantes com infecção e imunodeprimidos, os medicamentos estão disponíveis para o tratamento específico pelas equipes de saúde responsáveis.

Se estou em risco, posso manter meu gato?

O contato direto com felinos ou com suas ninhadas não é considerado fator de risco principal para transmissão da doença.

É importante ter os seguintes cuidados:

  • Grávidas tutoras de felinos devem evitar que as fezes nas caixas de areia permaneçam por mais de 1 dia;
  • Cuidados para quem tem gatos: Alimentar os gatos com carne cozida ou ração, não deixando que estes ingiram sua caça; a caixa de areia com dejetos deve ser renovada a cada 3 dias e colocada no sol com frequência; evitar contato com lixo que tem presença de fezes de gato;
  • Não alimente gatos com carne crua ou malpassada;
  • Usar fontes de água com qualidade e adequadamente tratadas para os animais;

 

Quem já teve toxoplasmose ocular pode engravidar?

Sim e quem teve outras formas da doença também pode.

 

Quem tem toxoplasmose pode amamentar?

Não há estudos científicos contraindicando a amamentação pelas mães com infecção aguda.

 

Quem tem toxoplasmose pode ter filho?

Se já teve a infecção, está imune, pode engravidar.

 

Como a transmite a toxoplasmose para o feto?

Mulheres soronegativas que se infectam durante a gestação podem transmitir a infecção por T. gondii, para o feto, através da placenta.

Como podemos saber se o feto tem a infecção?

Após o parto, é realizado o teste do pezinho ampliado, ele faz a detecção precoce da doença, já que a maioria dos recém-nascidos são assintomáticos.

 

Quais os sintomas que o recém-nascido pode apresentar?

Após o nascimento, a maioria dos recém-nascidos infectados são assintomáticos, entretanto podem apresentar sinais clínicos tardios (infância ou adolescência). Os sintomas mais comuns da toxoplasmose congênita é coriorretinite, hidrocefalia e calcificações intracranianas. Outros sintomas também podem ser observados, como convulsões, fontanela protuberante, retardo mental, cegueira e epilepsia na infância ou mais tarde na vida.

Nota: importante no pré-natal realizar o rastreamento sorológico e todo o acompanhamento até o parto, se confirmada a infecção aguda por T. gondii, não abandonar o tratamento.

 

Eu tenho gato e seu eu engravidar preciso doar ele?

Não precisa, você deve seguir as medidas profiláticas para prevenção da doença:

  •  Lave as mãos completamente após o manuseio de carnes cruas ou frutos do mar, assim como as tábuas de corte, pratos, bancadas e utensílios;
  •  Evite comer carne crua ou malpassada;
  •  Lave bem as frutas e legumes corretamente e com água adequadamente tratada antes de comê-las, antes mesmo de descascar;
  •  Não alimente gatos com carnes cruas ou malpassadas;
  •  Limpe a caixa de dejetos dos gatos diariamente, de preferência utilizando luvas e lave bem as mãos depois;
  •  Lave bem as mãos e unhas após trabalhar na terra, horta ou jardim.

 

Saiba mais: