Hospitais

 #PraCegoVer: arte possui fundo azul. Há algumas ilustrações em branco e laranja, que representam vírus. Em letras brancas está escrito: Hospitais

MARCO 4.2 - INFRAESTRUTURA HOSPITALAR

A Cidade de São Paulo possui uma Coordenação de Governo Aberto (CGA), área da Secretaria Executiva de Relações Institucionais (SERI), parte da estrutura da Casa Civil, cuja atribuição é articular e gerir políticas públicas para promover o governo aberto na gestão municipal. As ações da CGA visam um governo com mais transparência, integridade, participação social e colaboração focado na população.

Nesse sentido, o Plano de Ação de Governo Aberto é elaborado e um conjunto de compromissos assumidos pela Prefeitura junto aos cidadãos e à Open Government Partnership – OGP.

Para o período de 2021 a 2024 está em vigor o 3º Plano de Ação em Governo Aberto, que pode ser consultado na íntegra por meio da página da Coordenadoria de Governo Aberto.

A Secretaria Municipal de Saúde está presente no 3º Plano de Ação em Governo Aberto por meio do compromisso 4 - Geração e disponibilização de dados sobre infraestrutura hospitalar e vacinação no Município de São Paulo e o impacto da Covid-19 na frequência escolar dos estudantes da Rede Municipal de Educação. Nesse espaço, publicamos os resultados do Marco 4.2 – Geração e disponibilização de dados sobre infraestrutura hospitalar no enfrentamento da COVID-19.

A SMS atuou nesse marco de duas formas, a primeira apresentando à sociedade civil um relatório com o histórico de leitos durante a pandemia. O segundo, disponibilizando a evolução dos leitos durante os anos de 2020, 2021 e até 15 de setembro de 2022.

Os arquivos podem ser acessados abaixo:

- Relatório Qualitativo COVID-19

- Boletim de leitos 2020

- Boletim de leitos 2021

- Controle de leitos 2019 a 2022

- Histórico de Leitos COVID e Não COVID

 

HOSPITAL MUNICIPAL DE CAMPANHA- PACAEMBU

O que é?

O Hospital Municipal de Campanha (HM Camp) do Pacaembu, da Prefeitura Municipal de São Paulo tem 200 vagas controladas pela regulação da Secretaria Municipal de Saúde. É uma unidade de portas fechadas e recebe, exclusivamente, pacientes de baixa e média complexidade, transferidos por ambulâncias a partir dos equipamentos de saúde da capital (Hospitais, Pronto Socorros e Unidades de Pronto Atendimento). Para atender padrões de controle sanitário e biossegurança, toda área do Complexo do Pacaembu estará fechada para qualquer pessoa que não trabalhe no local.

A Organização Social (OS) da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein é responsável pela administração dos serviços de saúde do HM Camp do Pacaembu. O hospital é da PMSP, como parte de suas ações para combater o coronavírus.

Saiba mais:

Boletins

Hospital Municipal de Campanha do Pacaembu pronto para combater a Covid-19

HOSPITAL MUNICIPAL DE CAMPANHA- ANHEMBI

O que é?

O Hospital Municipal de Campanha (HMCamp) do Anhembi, localizado na zona Norte da capital, é o maior da cidade de São Paulo com 1.800leitos para pessoas com covid-19. O complexo conta com 72 leitos de UTI para estabilização de pacientes distribuídos nos demais leitos de baixa e média complexidade. Assim como o HMCamp do Pacaembu, é uma unidade de portas fechadas que recebe apenas pacientes transferidos por ambulâncias de outros hospitais do município.

O HMCamp do Anhembi iniciou a operação com os primeiros 326 leitos de enfrentamento ao novo coronavírus neste sábado (11), sendo que todos localizados no Palácio das Convenções do Anhembi e sob a administração da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Os leitos localizados nos Pavilhões Oeste e Norte/Sul, que compõem a maior parte do Hospital, serão gerenciados pelo Instituto de Atenção Básica e Avançada à Saúde (Iabas), e terão implantação gradual nos próximos dias.

Em pleno funcionamento, o HMCamp do Anhembi será um fator importante para aliviar a ocupação de leitos dos hospitais da rede pública do município de São Paulo.

Saiba mais:

Boletins

Prefeitura vistoria instalações do Hospital Municipal de Campanha do Anhembi

 

HOSPITAL BRASILÂNDIA

O que é?

O Hospital Municipal da Brasilândia, na zona Norte, terá 150 leitos de UTI e 30 leitos de transição exclusivos para o tratamento de pessoas com a doença causada pelo coronavírus.

Assim que estiver totalmente concluída, a unidade da Brasilândia será um hospital geral e maternidade, com 305 leitos e beneficiará 2,2 milhões de pessoas da região. Iniciadas em 2015, as obras de construção do Hospital da Brasilândia têm investimentos de R$ 275 milhões pela Prefeitura.

Saiba mais:

Prefeitura anuncia abertura do Hospital da Brasilândia para tratar coronavírus

HOSPITAL PARELHEIROS

O que é?

O Hospital Municipal (HM) de Parelheiros Josanias Castanha Braga recebeu 20 novos leitos de cuidados intensivos que vão auxiliar no atendimento durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19). Até o início de maio, mais 268 leitos de atendimento serão destinados pela Prefeitura de São Paulo aos pacientes graves nessa unidade, totalizando 288 leitos.

Os leitos de internação estão sendo adaptados para cuidados intensivos, com a implementação de respiradores artificiais, monitores multiparâmetros, bombas de infusão, entre outros equipamentos específicos para atendimentos a pacientes em condições de gravidade.

Saiba mais:

Hospital de Parelheiros recebe 20 novos leitos de cuidados intensivos para o enfrentamento do novo coronavírus

MULTIMÍDIA

HMCamp Anhembi

HMCamp Pacaembu