Hospital de Parelheiros recebe 20 novos leitos de cuidados intensivos para o enfrentamento do novo coronavírus

Até o início de maio a administração municipal disponibilizará mais 268 leitos de atendimento aos pacientes graves no local

O Hospital Municipal (HM) de Parelheiros Josanias Castanha Braga recebeu 20 novos leitos de cuidados intensivos que vão auxiliar no atendimento durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19). Até o início de maio, mais 268 leitos de atendimento serão destinados pela Prefeitura de São Paulo aos pacientes graves nessa unidade, totalizando 288 leitos.

Os leitos de internação estão sendo adaptados para cuidados intensivos, com a implementação de respiradores artificiais, monitores multiparâmetros, bombas de infusão, entre outros equipamentos específicos para atendimentos a pacientes em condições de gravidade.

“Estamos entrando na terceira etapa de preocupação do poder público com a questão do coronavírus. A primeira etapa foi de levar conhecimento, em especial aos profissionais de saúde. A partir dos primeiros casos e da constatação da transmissão comunitária a preocupação foi com a restrição da circulação de pessoas, contendo a disseminação do vírus na cidade. Essa entrega de leitos já é a terceira preocupação com um enfrentamento do cenário de agravamento da crise na cidade”, afirmou o prefeito Bruno Covas.

O HM de Parelheiros é gerenciado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em parceria com a SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina e teve seu pronto atendimento inaugurado em 29 de março de 2018. É referência para atendimentos de média e alta complexidade para 2,5 milhões de pessoas, sobretudo os 160 mil moradores do extremo Sul da capital paulista.

Atualmente, o hospital realiza aproximadamente 16 mil atendimentos por mês no pronto atendimento, que conta com 52 leitos de observação e poderá ser usado na ampliação de leitos de UTI no enfrentamento da epidemia de coronavírus (Covid-19).

Sobre a unidade

Localizado em terreno de 110 mil m², o Hospital de Parelheiros tem área construída de 40 mil m². O valor total do investimento para a construção foi de R$ 187,5 milhões. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras - SIURB.

A construção da unidade levou em consideração a preservação do meio ambiente. Por isso, o hospital conta com um sistema de automação predial que possibilita o monitoramento e o controle dos vários subsistemas, visando uso racional da energia, água e climatização. O prédio conta com acessibilidade, estacionamento, bicicletário, brinquedoteca e, futuramente um heliponto.

Leia mais

Prefeitura irá instalar dois mil leitos de baixa complexidade no Pacaembu e no Anhembi