SMPED celebra Dia Mundial do Autismo com seminário sobre TEA

Evento aconteceu nesta quarta-feira no Centro Cultural São Paulo com transmissão ao vivo

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realizou na tarde da última quarta-feira, 5 de abril, o II Seminário de Conscientização do Autismo. O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural São Paulo (CCSP), no bairro do Paraíso, e reuniu cerca de 600 pessoas, de forma presencial e online - via transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da secretaria.

O evento teve o objetivo de informar, orientar e conscientizar tanto a população como os servidores da rede municipal sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

A abertura do seminário contou com a participação da secretária municipal da pessoa com deficiência, Silvia Grecco. Ela falou sobre as ações que a SMPED está desenvolvendo nesta Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo e também das iniciativas destinadas ao tema que acontecem sempre de forma colaborativa com a sociedade civil. “Trabalhamos de portas abertas, a nossa maior característica é a de ouvir as pessoas, as demandas da comunidade, ir até o território pra saber o que está acontecendo, a fim de apresentar isso para as demais secretarias e desenvolver políticas públicas”.

Na sequência, a secretária Silvia falou da importância de seminários como aquele e cumprimentou renomados especialistas e influenciadores na área deTEA que se apresentariam a seguir em três mesas redondas.

A mediação das palestras ficou sob o comando da jornalista Andrea Bussade. Ela é colaboradora da ‘Comissão dos Direitos dos Autistas e Familiares’ e também da ‘Comissão dos Direitos Humanos e dos Direitos da Pessoa com Deficiência’ da OAB do Rio de Janeiro, organizadora do Seminário RioTEAMA e Presidente do Instituto RioTEAMA — além de ser mãe de um filho com autismo.

A primeira mesa teve como tema ‘’O desafio do diagnóstico em garotas e adultos’’ e foi apresentada pela neuropsicóloga, Joana Portolese, e a psiquiatra Dra. Rosa Magaly Morais, ambas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). A palestra também contou com a participação especial da jornalista Amanda Ramalho, apresentadora do podcast “Esquizofrenoias’’, que dividiu com o público suas próprias experiências após o diagnóstica de TEA recebido no ano passado.


Em seguida, o neurologista infantil, Dr. Thiago Barbosa Gusmão, palestrou ao lado da Dra. Maria Cláudia Brito, fonoaudióloga com mais de 20 anos de experiência e pesquisa na área de TEA. Juntos, apresentaram o painel “Como lidar com crises agressivas e a importância da comunicação no autismo”.

Para finalizar a série de palestras, falaram sobre “Integração sensorial e artes no autismo” a Dra. Denise Lam, pedagoga e especialista em educação especial, ao lado de Louise Jimenez Berndt, terapeuta ocupacional especializada em acessibilidade e inclusão escolar de crianças com deficiência física, intelectual e TEA.

O evento faz parte do programa de Metas 21-24 da Prefeitura de São Paulo e foi uma das atrações da Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo — realizada de 01 a 08/04 em parceria com entidades da sociedade civil. Todas as iniciativas dessa semana celebram o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, comemorado em 02/04.


Sobre ações da SMPED destinadas ao tema
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) lançou, em novembro de 2021, o Plano Municipal de Ações para Pessoas com Deficiência, o “Inclui Sampa”. O documento traduz o compromisso da atual gestão e informa as metas de trabalho para os próximos anos. Dentre as 50 ações descritas, há a criação do 1º Centro Municipal para pessoas com TEA da cidade de São Paulo.

Esse serviço será um espaço de convivência para pessoas com autismo, familiares e comunidade, visando estimular a autonomia, a participação e a inclusão — além de ser um espaço de cuidado para que as pessoas se sintam acolhidas.
O Centro, que está em fase licitatória e possui previsão de entrega em 2024, atuará junto à rede municipal de serviços, principalmente as de saúde e educação, na recepção e encaminhamento da demanda, após diagnóstico médico, e as inscrições serão priorizadas conforme critérios a definir, considerando a capacidade de atendimento.

O espaço previsto para implantação do projeto, que será na zona norte da capital, também prevê oferecer à comunidade as seguintes atividades:
• Culturais: teatro, dança, música e cinema;
• Esportivas: Quadra poliesportiva, ginástica e piscina para aulas de natação/hidroginástica;
• Formativas: capacitação e palestras com diversas temáticas voltadas às pessoas com TEA, como saúde, educação e trabalho;
• Autocuidado: atividades da vida diária.

Desde 2021, a SMPED realizou a capacitação de mais de 550 profissionais que atuam nas redes municipais de saúde e assistência social sobre a temática do autismo. Além disso, a Secretaria também atua em parceria com outras pastas para fortalecer os serviços municipais já existentes.

Na área da educação inclusiva, foram entregues para a Secretaria Municipal de Educação materiais para equipar 20 salas de recursos multifuncionais. A SMPED também participa de um Grupo de Trabalho (GT), em parceria com as Secretarias Municipais da Saúde, de Assistência e Desenvolvimento Social e de Educação, além de outras entidades, para discutir políticas públicas, dentre elas a Linha de Cuidados para Pessoas com TEA a fim de criar protocolos no atendimento e fortalecer a rede.


Para a Secretaria Municipal da Saúde, foram entregues, dentre outras coisas, 19 aparelhos NIRVANAS e 3 robôs Army em unidades de Centros Especializados em Reabilitação (CERs). O NIRVANA é um equipamento inédito na rede pública e desenvolvido especificamente para auxiliar a reabilitação motora e cognitiva dos pacientes por meio da realidade virtual aumentada. O equipamento acelera o processo de reabilitação ao auxiliar terapeutas na escolha da atividade mais adequada às singularidades de cada paciente. As duas ações fazem parte do Programa de Metas da Prefeitura de São Paulo, com as metas 21 e 24.

Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA
A cidade de São Paulo regulamentou em 2022 a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. Atendendo a uma demanda da população paulistana, esse serviço tem o objetivo de conferir a identificação da pessoa diagnosticada com autismo e, assim, facilitar a atenção integral e prioritária no atendimento em serviços públicos e privados. O documento é emitido gratuitamente pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), através do Portal SP156 e nos postos de atendimento presencial do serviço Descomplica SP.


Sobre a campanha Semana TEA
A ‘SEMANA TEA’ é uma campanha que acontece ao longo do mês de abril, em paralelo à Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo. Embora o Autismo seja cada vez mais debatido, ainda existem muitos mitos e desinformações sobre o assunto. Por isso, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência criou a iniciativa a fim de disseminar conteúdo confiável sobre o tema.


A campanha acontece nas redes sociais e site da SMPED, além de outros espaços de divulgação.
Saiba mais em Semana TEA.

Confira no link a seguir as fotos do II Seminário de Conscientização do Autismo: FOTOS

Crédito das imagens: Fábio Nunes