Aula aberta com Alito Alessi dá início ao Projeto DanceAbility 2007

O coreógrafo americano é o criador do método de dança inclusivo para pessoas com ou sem deficiência se juntarem para explorar e criar movimento e dança

Numa parceria entre o Núcleo Dança Aberta e a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo (SEPED), por meio do Programa Arte Inclui, acontece no sábado, dia 12 de maio, das 14hs às 17hs, na Fórmula Academia, uma aula aberta de DanceAbility com o coreógrafo americano Alito Alessi, criador dessa técnica e conhecido internacionalmente como o pioneiro na área do Contato Improvisação e na integração de pessoas com deficiência na dança. São 25 vagas abertas a qualquer pessoa interessada na dança de improvisação. A aula dá início ao Projeto DanceAbility 2007, que acontecerá em São Paulo e conta com uma extensa programação.

O DanceAbility 2007, a ser realizado até 24 de junho, inclui workshops, palestras , mostra de vídeo e Street Performance Parade, além do processo de criação e apresentação do espetáculo “Joy Lab Research” desenvolvido em São Paulo com a participação de oito dançarinos brasileiros, com e sem deficiência física ou mental. Os ensaios acontecerão entre maio e junho, com apresentação nos dias 21 e 22 de junho, no Sesc Santana. O Projeto integra, ainda, a programação do evento “Sob Um Novo Olhar”, no Sesc Santana, que apresenta na abertura (16 junho) quatro performances de Alito Alessi e sua companhia Joint Forces Dance Co. (JFDC): Tango Tangle, Wizard of Odds, Wheels of Fortune e From There and Back Again.

A programação envolve profissionais das áreas de artes, recreação, saúde, pessoas com e sem deficiência, estudantes de artes performáticas e universitários, apreciadores da dança contemporânea e de teatro, pesquisadores e o público em geral.

Inscrições e mais informações sobre a programação do Projeto Danceability 2007 podem ser obtidas pelo e-mail nucleodancaaberta@yahoo.com.br ou pelo site www.danceability.com

Confira aqui a programação completa

 

ARTE INCLUI

O Programa Arte Inclui, da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo (SEPED), visa ampliar e promover a inclusão da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida no cenário cultural da cidade de São Paulo, consumindo ou produzindo cultura. Atua em três frentes: formação de público, por meio de uma programação composta por atividades de todas as linguagens artísticas; capacitação profissional de pessoas com deficiência para atuação nas mais diversas áreas do mercado cultural, e apoio a projetos culturais inclusivos. Aprovado pelo FUMCAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o projeto possibilita o benefício de renúncia fiscal para as empresas participantes.

PROJETO DANCEABILITY

O projeto DanceAbility foi fundado em 1987 por Alito Alessi e Karen Nelson. Sob a liderança de Alito, o projeto tem criado muitas comunidades de Nova Dança compostas por pessoas de todas as idades e de diferentes níveis culturais, com ou sem deficiência. O trabalho é desenhado a partir do grupo presente em uma dada situação, nunca isola ninguém e incentiva a auto-suficiência de cada um, ao oferecer meios para que todos os indivíduos possam expressar livremente suas escolhas criativas, incluindo o respeito aos seus próprios limites. Tem por objetivos: desenvolver um processo de trabalho no qual as pessoas com ou sem deficiências, física e mental, e pessoas de diferentes culturas possam se reunir para uma exploração artística e para construir uma comunidade; ajudar a explorar e desenraizar preconceitos e concepções equivocadas entre pessoas com ou sem deficiência, cultivar uma diversidade cultural e artística através da atuação, da comunicação e da educação; e encorajar o desenvolvimento e a apresentação da Nova Dança.

ALITO ALESSI

Alito Alessi é o diretor artístico da Joint Forces Dance Co. (JFDC) e fundador do DanceAbility, um método de dança inclusivo para pessoas com ou sem deficiência se juntarem para explorar e criar movimento e dança. Ele esteve envolvido com a evolução da dança contemporânea nos últimos 20 anos e é conhecido internacionalmente como professor e coreógrafo pioneiro nas áreas do Contato Improvisação e da dança e deficiência. Ganhador dos prêmios da Fundação Guggenheim (2005), do prêmio como coreógrafo do American Endowments for the Arts (1992-1993 and 1995-1996) e do Oregon Arts Comission (1991), seu trabalho é conhecido e desenvolvido na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. Já coreografou, atuou e/ou ensinou no Kennedy Center for the Performing Arts (Washington, DC, EUA), no International VSA Arts Festival, no Governor's Arts Awards (Eugene, EUA), no Artquake (Portland,EUA) e em vários festivais, escolas, universidades e lugares ao redor do mundo, incluindo Vienna International Dance Festival (Austria), Festival Internacional da Nova Dança (Brasília, Brasil), Bern Tanz Tage Dance Festival (Alemanha), Festival of Freaks (Suíssa) e Contact Arte (Itália). Foi professor residente na Academia Mexicana de Dança (México); New Mexico School for the Deaf (EUA); New Dance Lab of Minneapolis (EUA); New Territories Peformance Festival (Escócia). Desde 1982, Alessi produz a Breitenbush Contact Improvisation Conference and Jam, um evento internacional importante da Nova Dança. Também produziu mais de 20 Festivais de Dança em Eugene e outras cidades americanas, mostrando o trabalho de profissionais reconhecidos internacionalmente e de artistas locais, incluindo artistas portadores de deficiências, inclusive dando assessorias para diversas companhias que ajudou a fundar em diferentes países.

JOINT FORCES DANCE COMPANY

A missão da Joint Forces Dance Company (JFDC) é encorajar a evolução e performance da dança e cultivar um espaço comum para expressão criativa de qualquer pessoa, independente de suas habilidades físicas. Fundada em 1979, a Joint Force Dance Company evoluiu para se tornar uma força pioneira no campo da dança contemporânea, integrando pessoas com e sem deficiências físicas. A Companhia Joint Forces Dance Co. recebeu, em 2005, o Fentress Award e, em 1991, o Prêmio Exemplar da National Endowments for the Arts para o Projeto DanceAbility. Desde 1992, a Joint Forces Dance Company tem residência no Departamento de Dança da Universidade do Oregon, que recebe estudantes e curiosos de todas as partes do mundo durante um mês para o “DanceAbility Teacher Certification Course”.

Projeto DanceAbility Brasil 2007
Realização: Núcleo Dança Aberta e Sesc São Paulo
Apoio: John Simon Guggenheim Foundation, Secretaria de Estado da Cultura
Apoio institucional: Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Cidade de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Galeria Olido, Centro Cultural São Paulo
Apoio cultural: Projeto Próximo Passo, Acesso Livre, Fórmula Academia
Produção: PLATÔproduções

Contatos:
Produção
PLATÔproduções: Dora Leão
11 3864-9430 / 83659760
platobrasil@gmail.com

Núcleo Dança Aberta
Neca Zarvos
11 82058075
Clarissa Rezende
11 84245885
nucleodancaaberta@yahoo.com.br

Assessoria de Imprensa
Recado em Destaque - recadoemdestaque@superig.com.br
Clóvis Tôrres - 11 3086 4224 / 9635 8599

Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - Seped
Programa Arte Inclui
Ariana Chediak e Valquiria Prates – 11 3113-8784/8785
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Miriam Boffo e Lincoln Tavares - 11 3113-8794/8778