Programa Gestão de Equipes apresenta dois novos módulos

O Programa Gestão de Equipes – GEq, promovido pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, finalizou a programação deste ano com o lançamento de dois novos módulos. Nos dias 10 e 12 de dezembro, uma turma de 20 gestores, que já concluiu módulos anteriores, participou da primeira apresentação dos módulos 5 e 6, que abordam os temas Negociação de Conflitos e Sustentabilidade, respectivamente.

Segundo Humberto Luís Braga Alves Mendes, coordenador do Programa, os temas abordados nos dois novos módulos foram definidos a partir de uma demanda de gestores participantes de outras turmas do GEq. “Para a primeira turma dos dois cursos, convidamos servidores que participaram de todos os outros módulos. A partir da avaliação e sugestões desse grupo, podemos fazer ajustes que forem necessários”.

O curso Negociação de Conflitos, ministrado por Mendes, aborda as relações interpessoais no ambiente de trabalho, com destaque para a identificação das causas mais comuns de conflitos entre as pessoas, que são: falhas na comunicação, opiniões e interesses divergentes, pressão temporal, expectativas diferentes, tipos de personalidade e problemas pessoais. O conflito entre grupos requer tratamentos diferenciados, mas a negociação de interesses - com destaque para os pontos convergentes e minimização de aspectos divergentes - e a administração do conflito em termos interpessoais são os principais pontos que devem ser levados em consideração numa conciliação.

O curso Sustentabilidade, ministrado por Eduardo Nunes Cardoso, servidor da Secretaria Municipal de Saúde e integrante da equipe de instrutores do GEq, buscou conscientizar, a partir do ponto de vista do gestor, sobre a responsabilidade socioambiental que uma empresa ou indivíduo tem com a sociedade e com o meio ambiente. Segundo Cardoso, o conteúdo do curso foi definido, principalmente, a partir das determinações da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3p.

A A3P é um programa que busca incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da Administração Pública, através do estímulo a determinadas ações que vão, desde uma mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços pelo governo, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores, pela gestão adequada dos recursos naturais utilizados e resíduos gerados, até a promoção da melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho. Está organizada em 5 eixos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores e licitações sustentáveis.

Além da parte teórica, o conteúdo dos cursos foi transmitido através de dinâmicas, apresentação de filmes, questionários, discussões, depoimentos e simulação de situações comuns no dia-a-dia. No módulo Sustentabilidade os grupos apresentaram propostas de ações que poderiam ser realizadas nas unidades de trabalho para a conscientização sobre a necessidade de redução do consumo de papel, energia, produção e descarte de lixo. As discussões, seguindo o modelo de didática utilizada em todos os outros módulos do GEq, envolvem ainda, a construção de conceitos voltados à gestão de equipes, como competência, conhecimento, habilidade, atitude, experiência, desafio, integração, liderança, planejamento, criatividade, relações interpessoais e comunicação.

Paulo Roberto Ligeiro, analista de marketing da Superintendência Administrativa da São Paulo Transportes (SPTrans), já participou de todos os módulos do GEq e elogiou o conteúdo dos novos cursos. Segundo ele, que trabalha numa área muito técnica e operacional, a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas da Prefeitura é muito gratificante. “Participar do Programa agregou muito ao meu trabalho e me fez enxergar um caminho diferente, principalmente com relação à gestão de equipes e à comunicação, em todos os níveis. Pretendo ser um dos instrutores de curso e continuar caminhando com o Programa, pois sei que vou aprender uma coisa nova em cada módulo”.

Com a realização dessas últimas turmas de 2013, o Programa Gestão de Equipes capacitou até agora 630 gestores municipais, atingindo a marca de 1438 capacitações nas 30 turmas formadas desde outubro de 2011. Segundo Mendes, a expectativa é formar mais 30 turmas em 2014, e ampliar o número de instrutores. “Hoje temos 25 instrutores que iniciaram como alunos e demonstraram habilidades e interesse em contribuir com o Programa. A intenção é sempre agregar e compartilhar conhecimento e experiências”, concluiu.

Sobre o GEq

O Programa Gestão de Equipes – GEq, elaborado por profissionais da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, visa à aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e incorporação de atitudes e valores nas práticas gerenciais relacionadas à gestão de equipes, tendo por justificativa o atendimento da demanda de capacitação gerencial mapeada junto às Secretarias Municipais e Subprefeituras por intermédio do levantamento anual de necessidades de treinamento. Dentre os objetivos do GEq, destacam-se:

- Desenvolver habilidades, junto aos participantes, propiciando a reflexão sobre o papel do gerente e o trabalho em equipe, de forma a buscar resultados de excelência nos projetos realizados pela PMSP.

- Fornecer subsídios para o gerenciamento do desempenho e do desenvolvimento profissional dos participantes

Ao lado do Programa Excelência no Atendimento ao Cidadão - EAC, o GEq é um dos programas de capacitação permanentes da Escola de Formação do Servidor Público Municipal (EFSPM) e tem todos os seus módulos validados para fins de crescimento nas carreiras (progressão funcional, promoção e promoção por merecimento). As aulas são desenvolvidas por intermédio de apresentações teóricas, vivências, debates, estudos de caso, dinâmicas de grupo, apresentações de filmes etc. Constantemente, são promovidas alterações e adaptações no conteúdo, customizado em função do perfil de cada turma.

Mais informações sobre o Programa, avaliações dos usuários, perfil dos participantes, estatísticas e cronogramas podem ser obtidas no Portal do Servidor, no endereço www.prefeitura.sp.gov.br/geq.