Projeto SPusa

Pelo uso sustentável da água em equipamentos públicos

O Projeto SPusa foi concebido pela Secretaria Municipal de Gestão, visando a inserção, reinserção e permanência de RGIs da Prefeitura de São Paulo ao Programa de Uso Racional da Água – PURA – da Sabesp.

O PURA foi criado em 1996 para promover boas práticas de gestão da água prédios públicos, comerciais e industriais. O programa incentiva a redução do desperdício de água por meio de um desconto de 25% na tarifa aos imóveis que se adequem aos critérios por ele estabelecidos.

O objetivo do SPusa é promover ações visando ganhos de eficiência na utilização dos recursos hídricos e redução de despesas de água e esgoto em prédios sob domínio da Prefeitura.
A promoção para o uso sustentável da água ocorre de três maneiras: viabilizando a reinserção dos Registros Gerais de Imóveis - RGIs - da que haviam sido excluídos do programa; facilitando inclusão dos RGIs que nunca estiveram no PURA; e criando ferramentas e instrumentos que ajudem as secretarias a manter seus RGIs no PURA.

O SPusa se torna imprescindível diante das recorrentes crises hídricas, problema este que não afeta apenas a nossa cidades mas bilhões de pessoas no mundo, seja por questões relacionadas à infraestrutura, geográficas ou fatores econômicos. Vale lembrar que a ONU incluiu em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS -, o direito de disponibilidade e gestão de água e saneamento para todos.

Apresentação do SPusa 

 

Cartilha do SPusa