Pontos de Afeto

 

 

O desenvolvimento de políticas públicas em prol do aleitamento é imprescindível, pois mães que trabalham fora precisam de todo apoio e ajuda para proteger o aleitamento e garantir o pleno desenvolvimento dos filhos. A fase requer diversos ajustes no cotidiano da mulher lactante e todo o auxílio pode fazer a diferença.

De acordo com a OMS e o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é recomendado até os dois anos de idade ou mais. Neste sentido, a Secretaria Municipal de Gestão da Prefeitura de São Paulo (SEGES), com um olhar atento às suas atribuições de gestão de pessoas, idealizou e desenvolveu o Projeto “Pontos de Afeto”, em apoio à servidora municipal lactante.

O projeto tem como principal objetivo ofertar espaço adequado, higiênico e com a devida privacidade, para a extração e armazenamento de leite materno às servidoras, no retorno de sua licença maternidade, e está alinhado ao Eixo IV, Meta 2.2, do Plano Municipal pela Primeira Infância (2018-2030), que prevê a ampliação da disponibilização de salas de apoio à amamentação nos equipamentos públicos do Município.

O espaço foi concebido com base no “guia para implantação de salas de apoio à amamentação para a mulher trabalhadora”, do Ministério da Saúde, garantindo que os critérios de segurança estabelecidos pela Anvisa sejam cumpridos.

A primeira sala de Pontos de Afeto já foi instalada e está pronta para o uso no Prédio do Jockey (Rua Boa Vista, nº 280), desde o dia 08 de março de 2023. A segunda está localizada no Edifício Matarazzo (Viaduto do Chá nº 15 - 3º andar)

A fim de simplificar o processo de implantação da sala nas dependências da Prefeitura de São Paulo, a SEGES, por meio da equipe de Projetos da Coordenadoria de Estudos e Gestão Estratégica, em parceria com o Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância vinculada à Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE), desenharam um Documento Norteador, com diretrizes e boas práticas para a materialização dos novos Pontos de Afeto.

Neste sentido, a SEGES publicou um edital de chamamento público específico nº 002/SEGES/2023 - 3ª retificação, para o recebimento de doações dos itens destinados à implantação dos Pontos de Afeto na Prefeitura.

Este é apenas o primeiro passo para a em direção à valorização da servidora municipal. A Prefeitura trabalha para expandir a ação, tornando o projeto uma referência a outras salas de apoio à amamentação a serem implantadas nos equipamentos públicos.

 

Confira as fotos dos Pontos de Afeto da Prefeitura de São Paulo:

 

1ª Sala Pontos de Afeto - Edifídio do Jockey - Rua Boa Vista nº 280 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para uso da sala instalada no edifício do Jockey Club:

A primeira sala do projeto está instalada desde março nas dependências da COGEP . O agendamento pode ser feito pelos telefones 3396-7001 ou 3396-7002, com Carla ou Karina.
Endereço: Rua Boa Vista, 280, 6° andar

 

2ª Sala Pontos de Afeto - Edifício Matarazzo nº 15 - 3º andar

  

 

 

 

 

 

Para uso da sala do Edifício Matarazzo:

Encaminhar e-mail para pontodeafeto.matarazzo@prefeitura.sp.gov.br. O acesso das lactantes à sala será feita de forma padrão pela recepção, com identificação e retirada de crachá de visitante.

 

3ª Sala Pontos de Afeto - Secretaria Municipal da Fazenda - Rua Líbero Badaró, 190 - 2º andar

 

 

 

 

 

 

Para uso da sala da secretaria da Fazenda (SF): 

Realizar o agendamento pelo e-mail pontosdeafeto.othon@sf.prefeitura.sp.gov.br ou pelo telefone (11)2873-7596. O acesso das lactantes à sala será feita de forma padrão pela recepção. A servidora deverá se identificar, informar a intenção de uso da sala e pedir para ligar no ramal 7596.


Em caso de dúvidas, elogios ou críticas, entrar em contato com pontosdeafeto@prefeitura.sp.gov.br