Índice de Qualidade Administrativo-Financeira - IQAF

A proposição do Índice de Qualidade Administrativo-Financeira – IQAF, no final de 2020, teve como objetivo obter uma forma de mensurar, acompanhar e aprimorar a qualidade administrativo-financeira dos órgãos da Administração Direta e da Prefeitura como um todo, de forma abrangente e equânime.

Os indicadores vêm sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Gestão, durante a gestão 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo e estão estruturados em eixos que abarcam vários aspectos da gestão administrativo-financeira utilizando diversas fontes de dados. Benefícios esperados:

  • Aplicação de uma medida mais legítima da gestão administrativo-financeira dos órgãos, mais adequada à realidade das unidades;
  • Visão geral sobre a gestão administrativo-financeira dos órgãos, possibilitando subsídio às decisões orçamentárias;
  • Criação de um referencial de boas práticas que as unidades podem seguir;
  • Quantificação do desempenho e da qualidade administrativo-financeira da Prefeitura e, assim, melhor visualização de pontos de melhoria na gestão municipal de São Paulo;
  • Maior eficiência na aplicação dos recursos, qualificação do gasto público e modernização dos meios de acompanhamento da gestão pública.

O objetivo do Índice de Qualidade Administrativo-Financeira – IQAF é avaliar o desempenho dos órgãos da Administração Direta da Prefeitura do Município de São Paulo (PMSP). Para tanto, têm como escopo as informações entendidas como relevantes para a melhor gestão dos recursos públicos, tais como as relativas à gestão orçamentária, à gestão financeira, à gestão de suprimentos, de bens móveis e demais recursos, à eficiência e observância de normas e recomendações nos procedimentos administrativos. Os indicadores foram construídos por meio da seleção de informações relativas a esse escopo e os temas foram levantados e convalidados por meio de reuniões com áreas especialistas, tanto da Secretaria Municipal de Gestão como de outros órgãos da Administração Direta.

 

Clique nas artes abaixo para saber mais: