Com o objetivo de possibilitar que as informações cheguem às pessoas, há mais de um ano está em funcionamento na Galeria Prestes Maia, a Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA).
O posto de atendimento concentra serviços prestados pelo Instituto de Previdência Municipal (IPREM), pelo Departamento de Recursos Humanos (DERH) e pelo Departamento de Gestão de Documentos Públicos (DGDP).
Dessa forma, o atendimento às solicitações de servidores, aposentados, pensionistas e munícipes é dividido em três partes:
A divisão do IPREM oferece serviços de recadastramento no órgão, emissão de atestados, declarações de família, alteração de dados cadastrais e concessões de benefícios. A média de atendimento é de 110 solicitações por dia.
O DERH, departamento vinculado à Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), atende aproximadamente 80 solicitações por dia relacionadas à segunda via de holerites de servidores, informe de rendimentos, senha para holerite, auxílio-funeral, atualização cadastral, declarações de situação funcional e tempo de contribuição. Além disso, candidatos recém-aprovados em concursos públicos podem acompanhar o progresso das nomeações e requerer segunda via de certidão de aprovação.
O DGDP recebe cerca de 50 demandas por dia e permite o acesso a processos encerrados e armazenados no Arquivo Municipal. Além de obter informações sobre documentos, o munícipe ainda pode solicitar cópias e retirá-las no local.
Ao todo, o espaço de 525m² e 28 funcionários para atendimento.
A Praça de Atendimento fica na Galeria Prestes Maia, entre a Praça do Patriarca e o Vale do Anhangabaú. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Fotos: Fábio Arantes / SECOM - 2012