Seminário: Modernização na Gestão de Cargos em Comissão

Confira a programação

 

SOBRE O SEMINÁRIO

Revisar padrões na busca de um modelo ideal de gestão significa contemplar a modernização dos processos administrativos alinhados ao desenvolvimento organizacional e à cultura institucional como elementos táticos de apoio às resoluções das necessidades e demandas impostas ao serviço público.

Um novo modelo de gestão para cargos em comissão e funções de confiança que confere maior autonomia ao executivo na promoção e composição de estruturas organizacionais e cargos de confiança foi a solução encontrada pela Prefeitura de São Paulo como resposta a ao desafio de atender com excelência e agilidade os processos de reestruturação.

A proposta do Seminário: Modernização na Gestão de Cargos em Comissão é criar um espaço de compartilhamento e troca de experiências sobre este modelo de cargos e funções, a inter-relação entre modelagem organizacional e inovação/modernização, e por fim avaliar o quanto a implantação dessa mudança alcançou uma estrutura mais justa e flexível, e uma gestão de recursos que pudesse ser customizada para maior eficiência.

 

 Apresentação do seminário 


 

CONTEÚDOS ABORDADOS

Novo Modelo de cargos em comissão

  • autonomia na modulação cargos e funções;
  • simplificação dos processos com a diminuição das referências de pagamento;
  • valorização do funcionalismo;
  • enfrentamento à rotatividade e baixa retenção de talentos;
  • otimização da ocupação dos cargos em comissão;
  • estabelecimento de competências alinhadas com os níveis de responsabilidade para os cargos, de acordo com a natureza (Direção e Assessoramento);

Implementação

  • definição de diretrizes;
  • regulamentação do normativo inaugural;
  • migração dos cargos para o novo modelo para toda a Administração Municipal;
  • início da disseminação do novo modelo com a vigência das possibilidades inauguradas como a modulação de cargos.

Tipificação

  • estudo sobre as unidades administrativas existentes;
  • identificação de elementos e características particulares que possibilitem tipificar cada uma à luz do modelo de cargos de direção, chefia e assessoramento;
  • novo marco na organização administrativa municipal.

 



ANOTE NA AGENDA

Data: 29/11/2023

Horário: 14h às 17h

Plataforma: Evento online - transmissão no Youtube

 


 

PROGRAMAÇÃO

14h00 | Abertura: Secretaria Municipal de Gestão

14h15 | Modelo conceitual e a nova abordagem de cargos em comissão e funções de confiança: Desafios e Superações

15h05 | Implementação

15h55 | Tipificação de unidades administrativas da Prefeitura de São Paulo

16h45 | Espaço para interação

17h00 | Encerramento

 


 

COMO SE INSCREVER

O link para inscrição consta no e-mail de divulgação do evento enviado ao público-alvo.

  


 MAPA MENTAL - 2023

 


 ORGANIZAÇÃO

Coordenadoria de Gestão de Desenvolvimento Institucional – COGEDI
Secretaria Municipal de Gestão - SEGES