Instrumentos da Carreira

A carreira de Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental – APPGG conta com instrumentos que têm como função o auxílio no monitoramento da carreira, sendo eles o Plano de Atuação Institucional (PAI) e o Plano de Trabalho Individual (PTI).

O Plano de Atuação Institucional (PAI) é o documento proposto pelo órgão ou unidade interessada em receber o(a) APPGG para atuação em desafios de gestão. Nele deve conter o objetivo, os problemas de gestão a serem enfrentados pelo(a) APPGG, o perfil de profissional necessário e quais serão as funções a serem desempenhadas pelo(a) APPGG ao chegar no órgão, além das prioridades e missões daquela pasta em questão.

Já o Plano de Trabalho Individual (PTI) é um documento que deve ser elaborado pelo APPGG em conformidade com o PAI. Nele deve conter o diagnóstico do órgão de atuação, o detalhamento dos resultados previstos em entregas semestrais e indicadores, enquanto critérios para que o monitoramento seja realizado. Os PTIs podem durar de 6 a 24 meses, no entanto, sua avaliação ocorre semestralmente, sendo necessário estabelecer marcos semestrais no plano.

O órgão gestor utiliza o PAI para nortear a alocação do APPGG de acordo com a possível compatibilidade de perfil profissional em relação às carências da pasta, enquanto o PTI acaba sendo uma ferramenta para monitorar as atuações e desenvolvimento do APPGG, além de ser utilizado como um dos critérios de avaliação no período de Estágio Probatório.

 

Modelo de PTI 

Modelo PAI

Orientações sobre o preenchimento do PTI

Orientações sobre o preenchimento do PAI