População em situação de rua é tema de exposição e intervenção artística

Atividades integram o Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas e vão até o dia 13. Objetivo é provocar a população a refletir sobre questões como acesso à cidadania, invisibilidade e preconceito

A realidade de quem está em situação de rua é o tema de duas atividades que integram o Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas e começaram nesta segunda-feira, dia 9. Na Praça do Patriarca, centro, foi inaugurada a Exposição PopRua, uma mostra de telas produzidas por artistas plásticos com a intervenção de pessoas em situação de rua.

Os trabalhos foram produzidos durante o #DiálogoSPDH/PopRua, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) na Praça da Sé, em agosto. Na mesma exposição, são exibidas fotografias do primeiro albergue noturno da cidade de São Paulo, datadas de 1957, encontradas pelo historiador João Gomes.

Veja fotos da exposição na página da SMDHC no Facebook.

Outra atividade que teve início nesta segunda foi a intervenção artística Eu Existo, com bonecos confeccionados por pessoas em situação de rua em oficinas ministradas pelos artistas plásticos Helder Oliveira e Wagner de Almeida. Durante o Festival de Direitos Humanos, os bonecos serão colocados em lugares públicos da Cidade, com o objetivo de provocar a população a refletir sobre a realidade dessa população, trazendo à discussão questões como acesso à cidadania, invisibilidade e preconceito.

A página da SMDHC no Facebook tem imagens e o roteiro completo da intervenção.

 

Exposição PopRua
Galeria Prestes Maia
Praça do Patriarca, s/n, centro
A cerimônia de abertura começa às 16h. Nos demais dias, a exposição ficará aberta das 9h às 18h
Até 13/12

Intervenção artística Eu Existo
Acompanhe o roteiro da intervenção no Facebook da SMDHC
Até 13/12

Veja a programação completa do Festival

 

Foto: Pablo Schettini