Confira a programação completa do 1º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas

Entre os dias 7 e 15 de dezembro, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) realiza debates, oficinas, shows, intervenções artísticas, exibição de filmes, teatro de rua, entre várias outras atividades, em diversos pontos de São Paulo

Propor um amplo debate sobre direitos humanos no Município, ressaltando a importância da construção do sentimento de pertencimento à cidade e de uma convivência cidadã nos espaços públicos, é o foco do 1º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) na semana em que a ONU celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

De 7 a 15 de dezembro, serão realizadas atividades em diversos pontos da Cidade. Haverá debates, oficinas, shows, intervenções artísticas, teatro de rua, exibição de filmes, além de ações promovidas por organizações da sociedade civil.

Confira abaixo a programação completa e participe!

Veja a programação em Libras

 

DIA 7/12 (SÁBADO)

 

Abertura oficial do Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas

Apresentação da programação do Festival e abertura do Espaço Cidadania nas Ruas, que, durante toda a semana, reunirá informações sobre as atividades. A abertura contará ainda com uma roda de conversa com a cineasta Tata Amaral, sobre as intervenções audiovisuais RUA! (leia abaixo).
Praça do Patriarca, centro
Às 15h

Galeria de Fotografia de Rua na Rua

Tem início a intervenção urbana de fotografias a céu aberto, na qual serão apresentadas imagens que representam os artigos da Declaração Universal de Direitos Humanos.
Colunas do Minhocão (entre as Estações Marechal Deodoro e Santa Cecília do Metrô)
Até 15/12

Cine Direitos Humanos

Exibição do filme ‘Tatuagem’, do diretor Hilton Lacerda, que retrata o romance entre um soldado de 18 anos e um agitador cultural, dono de um cabaré anarquista. Vencedor do prêmio de Melhor Filme do Festival de Gramado 2013, o longa também mostra um grupo de artistas do Nordeste provocando o poder e a moral com seus espetáculos e suas interferências públicas. Saiba mais sobre o Cine Direitos Humanos.
Espaço Itaú de Cinema
Shopping Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569, Consolação
Às 11h

Intervenções audiovisuais RUA!

Começa a exibição de minidocumentários do Projeto RUA!, da cineasta Tata Amaral, que retrata os mais variados tipos de intervenção urbana na Cidade, desde as ocupações verdes até a luta pela memória e a verdade, passando pelo teatro de rua e pelo grafite. Os curtas serão exibidos nas ruas. Confira as datas e os locais (as exibições dos dias 8/12 e 14/12 tiveram os endereços alterados em 7/12):
Dia 7/12 (sábado): Cemitério da Consolação, Rua da Consolação, 1660, às 20h
Dia 8/12 (domingo):
Edifício Maria Eulália, R. Augusta, 1276, centro, às 20h
Dia 9/12 (segunda): Estacionamento Stalu Park, Rua Augusta, 921, centro, às 21h
Dia 10/12 (terça): Ó do Borogodó, R. Horácio Lane, 21, Pinheiros, às 20h30
Dia 11/12 (quarta): Cemitério do Araçá, Av. Dr. Arrnaldo, 666, Cerqueira César, às 20h
Dia 12/12 (quinta): Estúdio Lâmina, Avenida São João, 108, centro, às 20h
Dia 13/12 (sexta): Edifício Interlagos, esquina da R. Fernando de Albuquerque com a R. Augusta, centro, às 20h
Dia 14/12 (sábado): Rua Mário Costa, 13, Vila Maria Zélia, Belém, às 20h

Exposição PopRua

A abertura da exposição foi transferida para o dia 9/12 (segunda).
Veja abaixo

*Atividade da sociedade civil

Direitos Humanos na Praça: por meio da parceria entre o Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo e o Projeto O Autor na Praça, serão feitas intervenções e apresentações sobre o tema Drogadição e a Luta Antimanicomial.
Praça Benedito Calixto, Pinheiros
Das 14h às 19h

 

 

DE 7 A 14/12

 

Circuito Juventude nas Ruas

Diversas intervenções feitas em parceria com grupos, movimentos, artistas e coletivos da Cidade acontecerão em espaços públicos da periferia. Entre as ações, estão oficinas artísticas, campeonatos esportivos, shows, batalha de MCs, grafite, skate, basquete de rua, oficina de pipas, xilogravura e cordel.

- Dia 7/12 (sábado)

Cultura nordestina: as atividades explorarão as múltiplas linguagens e manifestações culturais do Nordeste, desde os variados estilos do forró até a xilogravura e o cordel.
Fábrica de Cultura da Vila Curaçá
Rua Pedra Dourada, 65, Vila Curaçá
Das 15h às 20h

- Dia 8/12 (domingo)

Olhares dos Jovens sobre a Cidadania nas Ruas: tem início o circuito de fotografia que levará jovens da periferia ao centro da Cidade. É preciso fazer inscrição prévia. A atividade começa na Praça da República e segue até o dia 12/12.
Dia 8/12: saída às 15h da Praça da República (ao lado da estação de metrô)
Dia 9/12: saída às 15h do saguão principal da Estação da Luz
Dia 10/12: saída às 15h da Casa da Imagem (ao lado do Páteo do Colégio)
Dia 12/12: saída às 15h da Praça do Patriarca (cobertura)

Jogos e Arte de Rua: haverá batalha de rap, oficinas de bonecas negras, campeonatos de skate e shows de rap, em dois locais:
1. Avenida Combate da Lagoa, s/n, Vila Maria. Das 14h às 22h
2. Praça do Skate, Avenida Carlos Caldeira Filho, s/n, Campo Limpo. Das 14h às 22h

 - Dia 14/12 (sábado)

Jogos e Arte de Rua: acontecerão oficinas de grafite, debates, shows de rap, hip hop e funk, além de campeonato de skate, em dois locais:
1. Praça do 19, Rua Henriqueta Salvadore Giacometti, Cidade Dutra. Das 14h às 22h
2. Praça Maria das Graças dos Reis, Avenida Sarah Kubitschek, s/n (ao lado do terminal novo), Cidade Tiradentes. Das 14h às 22h

 

 

DIA 9/12 (SEGUNDA)

 

Intervenção artística EU EXISTO

Durante todo o Festival, bonecos confeccionados por moradores de rua em oficinas ministradas pelos artistas plásticos Helder Oliveira e Wagner de Almeida serão colocados em lugares públicos da Cidade. O objetivo é provocar a população a refletir sobre a realidade de quem está em situação de rua, trazendo à discussão o acesso à cidadania, a questão da invisibilidade, do preconceito e dos estigmas sofridos por esse grupo.
Acompanhe o roteiro da intervenção na página do Facebook da SMDHC
Até 13/12

Exposição PopRua

Começa a mostra de telas que foram produzidas por artistas plásticos, com a intervenção de pessoas em situação de rua, durante o #DiálogoSPDH/PopRua, realizado na Praça da Sé, em agosto. Também serão exibidas as fotografias do primeiro albergue noturno da cidade de São Paulo, datadas de 1957, encontradas pelo historiador João Gomes.
Galeria Prestes Maia
Praça do Patriarca, s/n, centro
A cerimônia de abertura começa às 16h. Nos demais dias, a exposição ficará aberta das 9h às 18h
Até 13/12

Inauguração da sala ONU

A Biblioteca Mário de Andrade fará a abertura de uma sala que reúne documentos da Organização das Nações Unidas sobre direitos humanos, de 1958 até hoje, que agora ficarão disponíveis ao público.
Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94, centro
Às 19h

Festival de Curtas-metragens em Direitos Humanos ENTRETODOS

Começa a 6ª edição do Festival, que exibirá, até 13/12, em 45 pontos espalhados pela Cidade, 32 curtas-metragens com temas relacionados aos direitos humanos. Os trabalhos foram selecionados entre 300 inscritos e concorrem em seis categorias: Melhor Curta-Metragem (prêmio do Júri Oficial), Visão Social, Melhor Roteiro, Melhor Curta-Metragem Educativo, Melhor Curta-Metragem (prêmio do público) e Melhor Filme Estrangeiro.
Confira a programação completa e os locais de exibição no site www.entretodos.com.br

*Atividade da sociedade civil

Cidade e informação: realizada pela Ação Educativa e pelo Artigo XIX, a atividade tem como objetivo informar a população sobre o direito à informação, à participação e ao controle social. Será realizada oficina para orientar os participantes sobre como fazer pedidos de acesso a informações em diferentes órgãos públicos.
Ação Educativa
Rua General Jardim, 660, Vila Buarque
Das 19h às 22h

 

 

DIA 10/12 (TERÇA)

 

1º Prêmio de Educação em Direitos Humanos

O prêmio será entregue a professores e escolas públicas que desenvolveram projetos de fomento à cultura de direitos humanos na rede municipal de ensino. O júri é formado por Maria Victoria Benevides, Kabengele Munanga, Flávia Schilling, Margarida Genevois, Paulo Vannuchi, Fernando Almeida e Olívio Jekupé. No evento, haverá uma homenagem a d. Paulo Evaristo Arns.
Auditório do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3
Às 18h

*Atividade da sociedade civil

Lembrar É Resistir! Memória, Verdade e Justiça: intervenção urbana em frente ao prédio da 36ª Delegacia, no Paraíso, antigo prédio do DOI-CODI, com leitura de textos censurados pela ditadura e homenagem aos torturados pela repressão.
36ª Delegacia
Rua Tutoia, 921
Às 14h

 

 

DIA 11/12 (QUARTA)

 

Peça de teatro ‘Liberdade é pouco’

Apresentação ao ar livre, em via pública, de cenas desenvolvidas a partir do texto ‘Liberdade Liberdade’, de Millôr Fernandes e Flávio Rangel, censurado pela ditadura militar. Concepção inicial de Celso Frateschi, com roteiro realizado por Dorberto Carvalho. Haverá encenação nos dias 11, 12 e 13/12 (saiba mais).
Saída dos balcões do Teatro Municipal (Praça Ramos de Azevedo, s/n) com cortejo até o Vale do Anhangabaú
Às 19h
Até 13/12

Exibição do filme 'Cidade Cinza'

A projeção será seguida de debate sobre arte e urbanismo com Nabil Bonduki, urbanista e vereador, e Julio Dojcsar, grafiteiro, cenógrafo e integrante do coletivo Casadalapa e da Frente 3 de Fevereiro.
Centro Cultural da Juventude
Espaço Sarau
Avenida Deputado Emilio Carlos , 3641, Vila Nova Cachoeirinha
Às 19h

*Atividade da sociedade civil

Mulheres nas Ruas: Cidadania se Constrói com Igualdade: haverá minipalestras e conversas com militantes feministas, além de distribuição de manifesto sobre a questão da mulher nos espaços da Cidade e seus direitos. O evento acontece em dois locais:
1. Hospital do Jabaquara, Av. Francisco de Paula Quintanilha Eibeiro, 860. Das 9h às 16h
2. Terminal Parque D. Pedro II, Av. do Estado, s/n. Das 17h às 19h

 

 

DIA 12/12 (QUINTA)

 

Ciclo de Debates Direitos Humanos e a Cidade

Inauguração da série de debates que acontecerá ao longo da gestão, com o objetivo de promover o diálogo sobre a transversalidade da politica de direitos humanos e sua interface com as demais políticas públicas municipais. Para debater a cidade e a ocupação do espaço público, o evento terá a presença do convidado especial Ladislau Dowbor e dos secretários municipais Rogério Sottili (Direitos Humanos e Cidadania) e Fernando Mello (Desenvolvimento Urbano).
Centro Cultural São Paulo
Sala Jardel Filho
Avenida Vergueiro, 1000 (Metrô Vergueiro)
Das 19h às 21h
Sujeito à lotação máxima do auditório (350 pessoas)

*Atividades da sociedade civil

Seminário de 10 anos do Estatuto do Desarmamento: organizado pelo Instituto Sou da Paz, pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto Igarapé, o evento debaterá os avanços e desafios para a redução dos homicídios no Brasil. É preciso fazer inscrição prévia.
Escola de Direito da FGV
Rua Rocha, 233, Bela Vista
Dia 12/12, das 14h às 18h
Dia 13/12, das 9h às 17h

Mais informações e inscrições aqui

Ação Educativa, os Direitos Humanos e a Cidade: ato de lançamento de publicações que trazem informações importantes sobre a cidade de São Paulo.
Dia 12/12: Praça do Patriarca, centro. Das 17h às 18h30
Dia 13/12: Escola de Direito da FGV, Rua Rocha, 233, Bela Vista. Das 9h às 17h

 

 

DIA 13/12 (SEXTA)

 

Premiação do Festival ENTRETODOS

Serão revelados os curtas-metragens vencedores da mostra competitiva, eleitos pelo Júri Oficial (composto por profissionais dos meios cinematográfico, cultural e de educação, com militância na área de direitos humanos) e pelos espectadores.
Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes
Av. Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes
Às 16h

*Atividades da sociedade civil

Futebol de Rua – PopRua e GCM: em parceria com a ONG Ação Educativa, a SMDHC realizará a partida entre pessoas em situação de rua e guardas civis metropolitanos, com a utilização da metodologia 'fútbol callejero' (futebol de rua), surgida nas periferias da região metropolitana de Buenos Aires, em 1990.
Praça Roosevelt, centro (a confirmar)
Às 14h
 

 

 

DIA 14/12 (SÁBADO)

 

Cine Direitos Humanos

Exibição do filme ‘Mataram meu irmão’, de Cristiano Burlan, que conta a história do irmão do diretor, assassinado com sete tiros, há 12 anos. O cineasta relata os fatos, investigando o envolvimento da vítima com as drogas, e compõe um retrato da violência que domina os bairros da periferia da Cidade. Depois da exibição, haverá debate com o diretor Cristiano Burlan. Saiba mais sobre o Cine Direitos Humanos.
Espaço Itaú de Cinema
Shopping Frei Caneca
R. Frei Caneca, 569, Consolação
Às 11h

 

 

DIA 15/12 (DOMINGO)

 

Show Cidadania nas Ruas

Importantes nomes da música brasileira encerram o Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas e celebram a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Emicida, Rael, Tulipa Ruiz e Marcia Castro sobem juntos ao palco da área externa do Auditório Ibirapuera, com as participações especiais de Baby do Brasil, Tom Zé e Caetano Veloso. A abertura ficará a cargo de Ellen Oléria, com participação de Flora Matos.
Parque do Ibirapuera
Em frente ao Auditório Ibirapuera
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 3
Das 16h às 19h30

 

 

* Atividades autogestionadas da sociedade civil, de responsabilidade das entidades que as realizam

A programação está sujeita a alterações