Programa de Metas: ações da SMDHC para a população idosa estão em implementação

Campanha contra violência ao idoso e universidade voltada a quem tem mais de 50 anos, ambas realizadas pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, integram o planejamento da Prefeitura para os próximos anos

Das 13 metas de responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania que constam do programa da Prefeitura para os próximos anos de gestão (leia mais aqui), as duas que se referem a políticas para idosos estão em implementação:

- Desenvolver campanha de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa

- Criar a Universidade Aberta da Pessoa Idosa do Município

A Campanha pela Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa foi lançada pela SMDHC, por meio da Coordenação de Políticas para Idosos, no dia 14 de junho, com o objetivo de combater os maus-tratos contra essa população, apresentando as diversas formas de agressões e mostrando os meios de denúncia disponíveis.

Só em 2010, segundo o Sistema de Informação para Vigilância de Violências e Acidentes (SIVVA), o município registrou 759 casos de agressões contra idosos. Mas a violência também se manifesta de outras maneiras, como quedas causadas pelas más condições de mobilidade, locomoção e acessibilidade das ruas, calçadas e edificações da cidade. Em 2010, foram notificadas 3.304 quedas de pessoas com 60 anos ou mais.

Composta por cartazes, spots de rádio e mídia eletrônica, a campanha abrange todos os equipamentos públicos municipais. Ela ficará vigente durante 2013 e vem sendo complementada por oficinas, rodas de conversas, seminários (o último aconteceu nesta quinta, dia 19 / LINK) e debates em diversas regiões da Cidade.

Saiba mais sobre a campanha aqui

Já a Universidade Aberta da Pessoa Idosa (UAPI) foi inaugurada no dia 21 de agosto, no Polo Cultural do Idoso, no Cambuci, focada em contribuir para a inserção e reinserção da população idosa no mercado de trabalho, com cursos para pessoas a partir de 50 anos e profissionais que se interessem em trabalhar com este público.

Sob a responsabilidade da Coordenação de Políticas para Idosos, da SMDHC, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o curso da UAPI inclui aulas de saúde, segurança alimentar, direitos da pessoa idosa, novas formas de sociabilidade, relações intergeracionais, história da arte, além de teatro e atividades físicas, entre outros temas.

A SMDHC mantém o compromisso de implantar outras cinco Universidades Abertas da Pessoa Idosa em diferentes regiões da Cidade.

Saiba mais sobre a UAPI aqui