São Paulo pelo Envelhecimento Saudável

Na cidade de São Paulo vivem 1,8 milhão de pessoas idosas, número maior do que a população inteira de 19 das 27 capitais do país. Elas representam, hoje, um percentual 15,6% do total de habitantes da cidade de São Paulo, parcela que deve dobrar para 30% do total da população em 20 anos, segundo projeções do Instituto SEADE. Ou seja, quase um terço dos habitantes terá 60 anos ou mais até 2050.

Com esta perspectiva torna-se urgente a valorização da pessoa idosa e a criação de oportunidades para que esta população possa envelhecer de forma saudável, com qualidade de vida e autonomia. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o envelhecimento ativo aponta o caminho a seguir e a cidade de São Paulo adota estas diretrizes ao estabelecer como uma de suas prioridades a ampliação da oferta de oportunidades para que a população tenha acesso a serviços com foco no envelhecimento ativo.

A recomendação da OMS para o envelhecimento ativo da população toma por base o conceito de atividade, atrelado a quatro pilares: saúde (bem-estar biopsicossocial), participação (social – cidadania – cultural, espiritual), segurança/proteção e aprendizagem ao longo da vida (aprendizado formal ou informal). Os pilares podem acontecer simultaneamente, de forma transversalizada e humanizada, na medida em que estão interligados.

Este é o cenário que motiva a cidade de São Paulo a se mobilizar para promover o envelhecimento saudável conforme recomenda a Organização das Nações Unidas e a OMS ao estabelecer o período de 2020 a 2030 como a década do envelhecimento saudável.

A pandemia afetou a todos, e acabou interrompendo as atividades presenciais, mas é hora de recuperar esse tempo.

Este compromisso da cidade com o envelhecimento ativo e saudável é um dos nortes do Plano Intersetorial de Políticas Públicas para o Envelhecimento e encontra no Projeto Recorda SP de valorização do idoso e resgate da memória, um ponto de convergência entre todos os serviços da prefeitura que oferecem atividades ligadas ao envelhecimento ativo.

Você que tem 60 anos ou mais, conheça e participe do Projeto Recorda SP! Preencha o questionário e participe das atividades de envelhecimento ativo da Prefeitura de São Paulo.