Podcast Geropapo

Episódios:

#00 (Episódio Piloto) – Prevenção de quedas
YT I Spotify I Anchor
O tema deste episódio de estreia foi inspirado no Dia Mundial de Prevenção de Quedas (24 de junho), e conta com a participação de Cecilia Guedes, responsável por relacionamento com cliente e comunidade do Metrô, Sandra Gomes, fundadora da Longevida Consultoria.

#01 – Qualidade ao longo do curso de vida
YT I Spotify I Anchor
Este episódio conta com a participação dos especialistas Dr. Samir Daher (IAMSPE) e Dr. Egídio Dórea (HU-USP).

#02 - COVID-19 - Aspectos gerais sobre a doença e o envelhecimento humano, Tratamentos, prevenção e vacinas
YT I Spotify I Anchor
Participação da Dra. Valéria Cassettari, médica infectologista e chefe da Comissão de Controle de Infecções do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo.

#03 - COVID-19 - Encarando a morte - luto e resiliência de quem fica
YT I Spotify I Anchor
Este episódio traz para o bate papo a temática da morte em tempos de pandemia, com participação da Prof.ª Dr.ª Beatriz Gutierrez, graduada e doutora em enfermagem e docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

#04 - COVID-19 - A experiência de idosos que moram sozinhos - rede de suporte e gestão do autocuidado
YT I Spotify I Anchor
Importante bate papo com a participação da Prof.ª Dr.ª Yeda Duarte, graduada e doutora em enfermagem, docente da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Saúde Pública da USP.

#05 - COVID-19 – A experiência da Frente Nacional de Fortalecimento das ILPI

YT I Spotify I Anchor

Episódio com participação da Prof.ª Dr.ª Marisa Accioly, graduada em serviço social e doutora em saúde pública, docente do Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e a Drª Karla Giacomin, médica geriatra, mestre e doutora em saúde pública, sendo ambas lideranças da Frente Nacional de Fortalecimento das ILPI.

#06 - COVID-19 e o cotidiano - manutenção de atividades no período de pandemia

YT I Spotify I Anchor

Importante bate papo com Tina Cruz, Coordenadora do Polo Cultural da Terceira Idade – José Lewgoy da SMDHC e da Sra. Senyse Mendes, supervisora de projetos sociais do Instituto Pinheiro.

 #07 – Covid-19 e Idadismo: imaginário Social sobre envelhecimento e velhice

YT I Spotify I Anchor

Participação do Dr. Egídio Dorea (HU - USP) e do Bruno Tadeu, bacharel em gerontologia pela EACH I USP e assessor técnico da SMDHC / CPPI.

 #08 - Idadismo e questões trabalhistas: produtividade e desengajamento

YT I Spotify I Anchor

Esse episódio teve a participação do Prof. Dr. Jorge Félix, processor do bacharelado em gerontologia da EACH | USP, Victor Pagani, supervisor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), e Eduardo Meyer, idealizador do movimento Trabalho 60+.

 

Temporada 2

Episódios

01 - Cuidadores de Idosos

YT I Spotify I Anchor

O primeiro episódio da nova temporada do Geropapo vai falar sobre os cuidadores de idosos e conta com a participação do Dr. Daniel Groisman, professor e pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/Fiocruz. Coordenador da Cuida-Covid: pesquisa nacional sobre as condições de trabalho e saúde das pessoas cuidadoras de idosos na pandemia e do projeto "O cuidado dos idosos no pós-pandemia: a qualificação como estratégia para reduzir desigualdades",  na Fundação Oswaldo Cruz.

 #02 - Fundo Municipal do Idoso

YT I Spotify I Anchor

O episódio conta com a participação de Elizete Nicolini, analista de políticas públicas e gestão governamental, lotada na Coordenação de Planejamento e Informação da SMDHC.

 #03 - A Feminização da Velhice

YT I Spotify I Anchor

Participação das especialistas Aline Ribeiro, doutoranda em Ciências Sociais na UNICAMP e pesquisadora discente do Núcleo de Estudos de Gênero - PAGU/UNICAMP e Marília Berzins, doutora em Saúde Pública pela USP, especialista em Gerontologia e presidente da Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE).

 #04 - Envelhecimento e Velhice LGBTQIA+

YT I Spotify I Anchor

Bate-papo com Diego Félix Miguel, especialista, professor e consultor em Gerontologia, padrinho da Associação Eternamente Sou e Cássio Rodrigo, jornalista, militante LGBTI+ e Coordenador de Políticas para LGBTI+, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, da Prefeitura de São Paulo.