O Escritor na Biblioteca 2011

Nos meses de novembro e dezembro os convidados são André Diniz, Cleusa Sakamoto, Fabrício Carpinejar, João Silvério Trevisan, Sacolinha, Sérgio Vaz, Will e Daniel Esteves, Mesa Redonda e Escritores na Biblioteca Fantástica.

Escritor na Biblioteca

Criado em 1981, o projeto O Escritor na Biblioteca coloca os escritores em contato pessoal com os leitores. Através de um painel de debates, o escritor apresenta sua obra e relata suas experiências, promovendo a aproximação com os leitores e estimulando a criação literária e o gosto pela leitura.

André Diniz
André Diniz é roteirista e desenhista de histórias em quadrinhos, autor e ilustrador de livros infantojuvenis. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão "Fawcett", "Subversivos", "Chalaça - O Amigo do Imperador", "7 Vidas" (roteiros) e "O Quilombo Orum Aiê" (roteiro e desenhos). Em julho de 2011, foram publicados dois novos livros seus: "O Morro da Favela", a biografia de Maurício Hora, fotógrafo do Morro da Providência, e "A Cachoeira de Paulo Afonso", adaptação do poema de Castro Alves.

Biblioteca Castro Alves
Dia 18 de novembro às 14h

Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 19 de novembro às 10h30

Cleusa Sakamoto
Cleusa Sakamoto é escritora, psicóloga e professora universitária. Possui diversas publicações de artigos científicos e coordena o site www.geniocriador.pro.br que visa estimular o conhecimento da criatividade humana. Entre seus livros estão "O gênio criador" e "Máximo Mário Mágico". O primeiro encontro será voltado ao público mirim à partir de 10 anos e o segundo a educadores e interessados.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 18 de novembro às 14h30 Monteiro Lobato

Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 24 de novembro às 14h

Fabrício Carpinejar
Poeta, jornalista e mestre em literatura brasileira, Fabrício Carpinejar é autor de diversas publicações premiadas, entre elas "Biografia de uma árvore" (Prêmio Nacional Olavo Bilac 2003), "Canalha!"(Prêmio Jabuti/2009) e "Mulher Perdigueira" (Prêmio Açorianos de Literatura 2010).

Fabricio Carpinejar

 

Biblioteca Milton Santos
Dia 18 de novembro às 10h

Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 18 de novembro às 14h30

Biblioteca Amadeu Amaral
Dia 21 de novembro às 10h

Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 21 de novembro às 14h

 João Silvério Trevisan
Jornalista, escritor, roteirista, cineasta e tradutor, João Silvério Trevisan já ganhou diversos prêmios, entre eles o Jabuti e o da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). É um dos fundadores do grupo de defesa dos direitos homossexuais "Somos" e criador do jornal temático "Lampião da Esquina". Entre suas obras estão "Troços e Destroços", "Ana em Veneza" e "Testamento de Jônatas deixado a Davi".

Joao Silverio

Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 21 de novembro às 19h

Biblioteca Pedro da Silva Nava
Dia 22 de novembro às 14h

Biblioteca Nuto Sant’anna
Dia 23 de novembro às 10h

Sacolinha

Sacolinha
Sacolinha é escritor e ativista cultural, fazendo palestras sobre a literatura e a questão racial. Ele é idealizador de projetos como o Pavio de Cultura, concursos literários, Varal Literário e Literatura nossa – fanzine. Entre seus livros estão "Graduado em marginalidade", "85 letras e um disparo", "Estação Terminal" e "Peripécias da minha infância".

Ponto de Leitura Vila Mara
Dia 24 de novembro às 14h

Sérgio Vaz
Sérgio Vaz é conhecido como poeta e agitador cultural. Ele é coordenador do maior sarau de poesias no Brasil, o Sarau da Cooperifa, que transformou um bar, na periferia de São Paulo, em centro cultural. Entre outras atividades culturais, ele é coordenador também do “Cinema na Laje”, que leva filmes de graça para a população. Sérgio Vaz foi eleito pela Revista Época, em 2009, uma das 100 pessoas mais influentes do nosso país.

Sergio Vaz

Biblioteca Malba Tahan
Dia 21 de novembro às 15h

Biblioteca Belmonte
Dia 22 de novembro às 15h

Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 24 de novembro às 15h

Biblioteca Helena Silveira
Dia 25 de novembro às 15h

Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 3 de dezembro às 14h

Will e Daniel Esteves
Will é quadrinista e artista gráfico, autor dos recentes “Ciranda Coraci” e “O senhor das histórias”. Daniel Esteves é roteirista e quadrinista, autor de “FRONT” e “Quadrinhópole”. Os dois vão às Bibliotecas falar sobre o processo de criação de seu novo trabalho em conjunto “O louco, a caixa e o homem”.

Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
Dia 26 de novembro às 14h30

Mesa Redonda
Razões para gostar de ler
Mesa de discussão composta pelos escritores Januária Cristina, Jorge Miguel Marinho, Divina de Assis Viana, Rafael Gomes e a intermediadora Flávia Aidar. O encontro é voltado a mediadores de leitura, professores e interessados em geral.
A escritora Januária Cristina lançará no dia seu livro “Razões para gostar de ler”.

Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 8 de novembro às 10h30

ESCRITORES NA BIBLIOTECA FANTÁSTICA

Vampiros, com Adriano Siqueira
O designer gráfico colecionador de itens vampirescos fala sobre o tema “Vampiros no Brasil”. Adriano Siqueira é autor de obras como “Amor Vampiro” e “Adorável Noite”, que dá nome ao seu site. Além disso, o apaixonado por vampiros é um dos organizadores da exposição “O vampiro no Brasil: Uma fantástica jornada”, que está na Biblioteca Viriato Corrêa.

Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 12 de novembro às 14h

Bate-papo com Richard Diegues e Natália Couto Azevedo
Os escritores de literatura fantástica vão à Biblioteca conversar com o público sobre o gênero e suas obras. Após o bate-papo Richard Diegues, autor de diversos livros entre eles “Necrópoles”, lança “Catrina e o Reino de todos os Olhos”. A estreante Natália Couto Azevedo lança seu primeiro romance “O Reino dos Sonhos – A Cidade de Cristal”.

Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 10 de dezembro às 15h