O Escritor na Biblioteca 2010

O grupo de escritores que participam dos bate-papos nesse mês de setembro é formado por Marcelino Freire, Kátia Canton, Eva Furnari, Xico Sá, Laudo Ferreira Jr., Heloísa Prieto, Daniel Munduruku, Rodrigo Garcia Lopes, Ricardo Azevedo, Cláudio Daniel e Sandra Pêra.

O Escritor na Biblioteca

Criado em 1981, o projeto O Escritor na Biblioteca coloca os escritores em contato pessoal com os leitores. Através de um painel de debates, o escritor apresenta sua obra e relata suas experiências, promovendo a aproximação com os leitores e estimulando a criação literária e o gosto pela leitura.

Encontros em setembro
 
Abertura
Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Mesa-redonda "Literatura e Cotidiano"
Com os escritores Heloísa Prieto e Marcelino Freire, com mediação de Marcia Wada. Em seguida, apresentação literomusical Cantos Negreiros, com Marcelino Freire e a cantora Fabiana Cozza. Dia 16 às 18h
 
Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 17 às 10h - Eva Furnari

Biblioteca Castro Alves
Dia 17 às 13h - Laudo Ferreira

Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 17 às 14h - Eva Furnari

Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 17 às 14h30 - Heloisa Prieto

Biblioteca Brito Broca
Dia 18 às 14h30 - Heloisa Prieto

Biblioteca Adelpha Figueiredo
Dia 20 às 15h - Marcelino Freire

Biblioteca Aureliano Leite
Dia 21 às 10h - Katia Kanton

Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 21 às 14h30 - Katia Kanton

Biblioteca Afonso Schmidt
Dia 22 às 10h - Katia Kanton

Biblioteca Camila Cerqueira César
Dia 22 às 14h - Xico Sá
 
Biblioteca Mário Schenberg
Dia 22 às 14h - Marcelino Freire

Biblioteca Clarice Lispector
Dia 22 às 14h30 - Katia Kanton
 
Biblioteca Raul Bopp
Dia 23 às 10h - Daniel Munduruku
Dia 28 às 14h30 - Xico Sá

Biblioteca Narbal Fontes
Dia 23 às 14h30 - Daniel Munduruku

Biblioteca Vicente de Carvalho
Dia 24 às 10h30 - Daniel Munduruku

Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 24 às 14h30 - Daniel Munduruku

Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 24 às 19h - Sandra Pera

Biblioteca Pedro da Silva Nava
Dia 25 às 10h - Laudo Ferreira

Biblioteca Cassiano Ricardo
Dia 25 às 15h - Sandra Pera
Dia 29 às 14h - Rodrigo Garcia Lopes

Biblioteca Álvaro Guerra
Dia 27 às 14h - Marcelino Freire

Biblioteca Prof. Arnaldo Magalhães Giácomo
Dia 27 às 14h - Rodrigo Garcia Lopes
 
Biblioteca Cora Coralina
Dia 27 às 14h - Xico Sá
 
Biblioteca Thales Castanho
Dia 27 às 14h - Claudio Daniel

Biblioteca Sylvia Orthof
Dia 28 às 15h - Laudo Ferreira
 
Centro Cultural da Juventude
Dia 28 às 19h - Rodrigo Garcia Lopes

Biblioteca Helena Silveira
Dia 29 às 10h - Ricardo Azevedo

Biblioteca Milton Santos
Dias 29 às 14h - Claudio Daniel
 
Biblioteca Rubens Borba Alves de Morais
Dia 29 às 14h30 - Ricardo Azevedo

Biblioteca Raimundo de Menezes
Dia 29 às 15h30 - Marcelino Freire
 
Biblioteca Affonso Taunay
Dia 30 às 14h - Rodrigo Garcia Lopes

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 30 às 19h - Rodrigo Garcia Lopes


Ricardo Azevedo é escritor e ilustrador paulista, autor de mais de 100 livros para crianças e jovens, entre eles: Um homem no sótão (Ática), Armazém do Folclore (Ática), O livro das palavras (Ed. Do Brasil), Contos de enganar a morte (Ática). Ganhou várias vezes o prêmio Jabuti, APCA e outros. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda. É Bacharel em Comunicação Visual pela FAAP e doutor em Letras pela USP.
 
Heloisa Prieto é escritora, doutora pelo departamento de Língua e Literatura Francesa pela USP com estudo sobre a tradição oral e mestre em semiótica pela PUC-SP. Dentre seus vários trabalhos destacamos o de roteirista da série Lá Vem História da TV Cultura.
 
Daniel Munduruku é indígena da Amazônia, escritor conhecido nacional e internacionalmente. É graduado em Filosofia e Doutor em Educação pela USP, diretor-presidente do Instituto Indígena Brasileiro para Propriedade Intelectual, Comendador da Ordem Mérito Cultural da Presidência da República e Membro da Academia de Letras de Lorena.
 
Eva Furnari é escritora de livros infantis desde 1980 e já publicou mais de 50 livros no Brasil e na América Latina. Foi professora de artes do Museu Lasar Segall e foi premiada sete vezes pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) com diversos livros e o prêmio APCA pelo conjunto da obra, entre outros.
 
Katia Kanton é jornalista e crítica de arte, docente e diretora de curadoria do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Mestre e PhD em Artes Interdisciplinares pela New York University, Katia fez tese de doutorado, The Fairy Tale Revisited (O conto de fadas revisitado), sobre a relação entre a narrativa dos contos e as artes visuais e cênicas. Já publicou vários livros, alguns deles premiados, para adultos e crianças.

Claudio Daniel, poeta, tradutor e ensaísta, publicou os livros de poesia Sutra (edição do autor, 1992), Yumê (Ciência do Acidente, 1999) e A sombra do Leopardo (Azougue Editorial, 2001), este último vencedor do prêmio Redescoberta da Literatura Brasileira, oferecido pela revista CULT. Traduziu, em parceria com Luiz Roberto Guedes, poemas do cubano José Kozer. O autor publicou também Estação da Fábula, com traduções do uruguaio Eduardo Milán (Fundação Memorial da América Latina, 2002), Prosa do que Está na Esfera (Olavobrás, 2003), com traduções do dominicano Leon Felix Batista, feitas em parceria com Fabiano Calixto, e a antologia Na Virada do Século, Poesia de Invenção no Brasil (Landy, 2002), este último em co-autoria com Frederico Barbosa.
 
Laudo Ferreira iniciou sua carreira de ilustrador em 1983, atuando em editoras como Globo, Abril, Escala e Peixes. No decorrer de sua carreira, atuou na área publicitária, desenvolvendo storyboards e ilustrações para diversos clientes. Também ilustrou O Estranho Mundo de Zé do Caixão - Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (Taquara Editorial, 1997) e participou da coletânea Brazilian Heavy Metal com uma HQ do Zé do Caixão. Atualmente trabalha regularmente a série Sacanagens da Tianinha (Editora Rickdan). Também produziu cenários e figurinos para diversos eventos e espetáculos. Trabalha também como caricaturista em eventos, feiras, convenções e congressos. Em 1996, junto com Omar Viñole, fundou o Estúdio Banda Desenhada, onde trabalha como diretor de criação, diretor de planejamento e ilustrador. Em 1995, ganhou o Prêmio HQ Mix de Melhor Graphic Novel, e no ano seguinte conquistou o Prêmio de Melhor HQ promovido pela SBAF (Sociedade Brasileira de Artes Fantásticas), ambos com À Meia-Noite Levarei a sua Alma.

Marcelino Freire nasceu em 1967 em Sertânia, Sertão de Pernambuco, e vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes e divulgadores da nova geração de escritores conhecida como Geração 90. Autor, entre outros, de Angu de Sangue (2000) e BaléRalé (2003), ambos publicados pela Ateliê Editorial, e ainda de Contos Negreiros (Prêmio Jabuti 2006) e de RASIF – Mar que Arrebenta (Finalista do Jabuti 2009 e semifinalista do Prêmio Portugal Telecom 2009), lançados pela Editora Record. Em 2004, idealizou e organizou a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê Editorial). É o criador e curador da Balada Literária, evento que reúne anualmente, desde 2006, quase uma centena de escritores, nacionais e internacionais, pelo bairro paulistano da Vila Madalena. Vários de seus contos foram traduzidos para o inglês, espanhol e italiano e figuram em importantes antologias e revistas estrangeiras. Alguns deles também foram adaptados para o teatro, cinema e TV. Mantém o blog eraOdito www.eraodito.blogspot.com, apontado, em recente pesquisa feita pela revisa Bula, como um dos vinte blogs mais influentes da internet brasileira.

Rodrigo Garcia Lopes é escritor, jornalista, tradutor e compositor. Formado em Jornalismo, em 1984-85 viajou pela Europa e, na volta, publicou a página literária Leitura e a revista Hã. Trabalhou em jornais e veículos literários em São Paulo e Curitiba. De 1990 a 1992 viveu nos Estados Unidos, onde realizou mestrado na Arizona State University com tese sobre os romances de William S. Burroughs. Neste período, também reuniu material para seu livro de 19 entrevistas com escritores e artistas (como John Ashbery, William Burroughs, Marjorie Perloff, Allen Ginsberg, Nam June Paik, Charles Bernstein and John Cage). O livro Vozes & Visões: Panorama da Arte e Cultura Norte-Americanas Hoje foi publicado pela Iluminuras em 1996. Em seu retorno, lançou Solarium, que reúne sua produção poética desde 1984. Em 1996 publicou a tradução das Illuminations de Rimbaud (também pela editora Iluminuras). Ao longo destes anos traduziu, entre outros, a poesia de Ezra Pound, Sylvia Plath, William Carlos Williams, Robert Creeley, Gertrude Stein, Laura Riding, Gary Snyder, Charles Bukowski, John Ashbery, Jim Morrison, e Samuel Beckett. Em 1998 foi curador da exposição Olhares, do fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara, que participou da Bienal Internacional de Fotografia, em Curitiba.

Sandra Pêra. Autora de As tais Frenéticas, a cantora e atriz foi integrante do grupo que surgiu em 1976 e sacudiu a cena da dança disco da época. No livro, ela narra bastidores da sua trajetória artística ao lado do grupo.

Xico Sá, jornalista e escritor, nasceu em Crato, Ceará, no dia 6 de outubro de 1962. Começou a carreira no Recife e é atualmente colunista dos jornais Folha de S. Paulo, Diário de Pernambuco, Diário do Nordeste, O Tempo, de Belo Horizonte, e Correio da Bahia. Também faz parte da bancada do programa Cartão Verde da TV Cultura. Algumas de suas obras publicadas são Divina Comédia da Fama (Editora Objetiva), Nova Geografia da Fome (Editora Tempo d´Imagem) e Paixão Roxa (Editora Pirata).