Dicas de Leitura - Histórias das Copas do Mundo

A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA começa em 1930, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional.

Uruguai campeão em 1930.
Seleção campeã do Uruguai de 1930*

O projeto de organizar uma Copa do Mundo começa na criação da FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) em 21 de maio de 1904. A FIFA, entidade máxima do futebol, foi fundada em Paris, França e tem sua sede em Zurique, Suíça.
Os Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 puderam estabelecer um diálogo construtivo entre as formações da América do Sul e da Europa.
A Copa do Mundo pela FIFA proposta foi aprovada em uma conferência em Amsterdã, no dia 26 de maio de 1928. A organização da primeira Copa do Mundo foi então atribuída ao Uruguai no Congresso da FIFA, em Barcelona, 18 maio de 1929, para celebrar o centenário de sua independência.  A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas,e  tendo o Uruguai como país-sede e como campeão.

Fonte: Wikipédia - História da Copa do Mundo FIFA

* Descrição da foto: Selección de Uruguay en 1930. Arriba: Álvaro Gestido, José Nasazzi, Enrique Ballestrero, Ernesto Mascheroni, José Leandro Andrade y Lorenzo Fernández. Abajo: Pablo Dorado, Héctor Scarone, Héctor Castro, José Pedro Cea e Victoriano Santos Iriarte. Data 25 de julho de 1930. Fonte: Los Sports
Wikimedia Commons em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Uruguay1930.JPG

Dicas de Leitura - Histórias das Copas do Mundo

Futebol, uma paixão nacional - Rubim Santos Leão de Aquino
Este livro apresenta uma síntese da história do futebol desde seus primórdios no Egito até a atualidade, concentrando-se sobretudo em sua evolução no Brasil. Além de uma panorâmica das Copas do Mundo de 1930 a 1998, inclui seções com frases impagáveis de personagens do futebol, curiosidades, filmografia, um glossário e uma lista com os principais clubes do Brasil.
Futebol - História; Futebol - Brasil; Copa do Mundo (Futebol) - História

O trauma da bola: a copa de 82 - João Saldanha
Reunião de crônicas publicadas entre março e agosto de 1982 no Jornal do Brasil pelo ex-técnico da Seleção Brasileira, resgatando um momento sui generis de nossa história futebolística: uma derrota histórica. O livro cobre desde os amistosos, antes do embarque para a Europa, até o exame de consciência nacional que se seguiu ao terrível jogo contra a Itália, no estádio de Sarriá, em 5 de julho de 1982
Futebol - Brasil; Copa do Mundo (Futebol) (1982 : Espanha)

O livro de ouro das copas: as curiosidades e os momentos históricos do maior espetáculo do esporte mundial - Lycio Vellozo Ribas
Quais foram os jogos mais importantes das Copas do Mundo? O que Messi, Maradona, Romário e Roberto Carlos têm em comum? Quem são os grandes reis de Copas? As maiores polêmicas? Os goleiros históricos? E as grandes equipes que nunca ganharam um título? Esses são pequenos aperitivos do que você irá encontrar em “O Livro de Ouro das Copas”, uma obra que revisita todos os Mundiais desde 1930. O futebol é uma linguagem universal no campo dos esportes. E, nesse contexto, nada é mais arrebatador que a Copa do Mundo. Uma paixão global com mais de 90 anos que já resistiu a dois terremotos, a uma guerra mundial e que faz com que os corações batam mais forte a cada quatro anos.
Copa do Mundo (Futebol) - História

Paixão: o Brasil de todos os mundiais - Orlando Duarte
O livro conta a história das Copas do Mundo de Futebol desde 1930 até a atualidade, suas curiosidades e histórias que marcaram cada edição do torneio. Escrito pelo jornalista Orlando Duarte, que acompanha pessoalmente as Copas do Mundo da FIFA desde 1950, cobriu 14 Copas do Mundo e 10 Olimpíadas. Em 281 páginas, o autor aborda aspectos formais e estatísticos, mas acima de tudo informações de quem cobriu e viu a conquista dos cinco títulos do Brasil: Suécia (1958), Chile (1962), México (1970), Estados Unidos (1994) e Coreia/Japão (2002).
Copa do Mundo (Futebol) - História; Futebol - Brasil - História

Confissões de um torcedor: quatro copas e uma paixão - Nelson Motta
De quatro em quatro anos, arrepio na espinha, suor frio, êxtase, dor. De quatro em quatro anos, a pátria de chuteiras delira e sofre, ri e chora meninamente. Nelson Motta, o jornalista que joga nas onze, como bem define Armando Nogueira, reúne aqui histórias deliciosas de quem viu e viveu muitas Copas com paixão de bom torcedor. Sexo, drogas e futebol. A louca ansiedade das vésperas de jogos. Noitadas de desespero. Os noventa minutos de eternidade. Espanha, México, Itália, Estados Unidos. Turbilhão de emoções na Copa.
Crônicas brasileiras - Século 20; Copa do Mundo (Futebol) - Crônicas

Histórias do futebol - Lívia Gonçalves Magalhães
Futebol na escola. Não estamos falando da prática esportiva nas aulas de educação física, nem das conversas, às vezes acaloradas, entre os alunos nos intervalos das aulas. Na escola, o futebol tem potencial para ser muito mais do que isso: ele pode nos ajudar a conhecer mais a nossa sociedade, nossos costumes e a nossa própria história. Dividido em sete capítulos, a obra discute temas como o início do futebol em São Paulo e a história dos principais clubes paulistas; a participação da seleção brasileira nas Copas do Mundo; o papel do futebol na construção da identidade nacional e a sua rápida popularização.
Futebol - Brasil - História Século 20; Futebol - São Paulo (SP) - História; Times de futebol - São Paulo (SP) - História; Futebol - Aspectos políticos; Copa do Mundo (Futebol) - História

Confira também as Dicas de Leitura - Copa do Mundo (2014)

Dicas de Leitura - Copa do Mundo (2014)

Veja aqui outras dicas de leitura.
 

Estes e outros títulos podem ser emprestados gratuitamente mediante inscrição na biblioteca. Para saber mais como se inscrever e retirar livros consulte o Regulamento de empréstimo de SMB. Consulte a lista das bibliotecas das regiões de São Paulo para localizar a mais perto de você.

Consulte o Catálogo Online para saber em quais bibliotecas estão disponíveis estes e outros livros.

ATENÇÃO: o link do título é elaborado por um ISBN para facilitar o direcionamento para o catálogo online. Pesquise também pelo autor, título ou assunto (Copa do Mundo - Futebol - Times de futebol , entre outros) para localizar outras edições e as bibliotecas.