O Escritor na Biblioteca 2012

No mês de agosto teremos Alessandro Buzo, Andrea Sadocco, Eliezer Muniz (Neka)m Érica Peçanha, Ronaldo Simão da Costa, Zé Sarmento e Lançamentos - Diário das quatro estações – Um olhar sobre as estações do ano e Toinha dos Inhamuns: a menina que amava as palavras

Escritor na Biblioteca

Alessandro Buzo
Alessandro Buzo de Souza é escritor, ativista social, colunista, repórter e cineasta brasileiro. Organiza a coletânea literária Pelas Periferias do Brasil, recebeu diversas premiações no Festival Hutúz e, atualmente, apresenta a cultura periférica no SPTV 1ª edição às sextas-feiras, ao lado do jornalista César Tralli, na Rede Globo.

Biblioteca Milton Santos
Dia 20 de agosto às 10h
Biblioteca Raul Bopp
Dia 21 de agosto às 14h
Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 22 de agosto às 14h
Biblioteca José Mauro de Vasconcelos
Dia 23 de agosto às 15h
Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato
Dia 24 de agosto às 14h

Andrea Sadocco
Andréa Sadocco é motogirl em São Paulo. É umas das autoras do livro “Coletivo canal *MOTOBOY” e faz parte do site www.megafone.net, em que os motoqueiros podem gravar o que vivem diariamente nas ruas da cidade, uma experiência que ajuda a mudar a imagem negativa que a população tem desses profissionais.

Biblioteca Érico Veríssimo
Dia 23 de agosto às 14h

 Eliezer Muniz (Neka)
Escritor, professor de filosofia e curador, Eliezer Muniz dos Santos, o Neka, foi motoboy e descobriu que estudar traria mais liberdade que andar de moto. Foi organizador da 2ª Semana de Cultura Motoboy e é autor e organizador do livro “Coletivo canal *MOTOBOY”.

Biblioteca Gilberto Freyre
Dia 22 de agosto às 15h

 Érica Peçanha
Graduada em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, com mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente, pesquisa a produção e o consumo cultural na periferia paulistana a partir do trabalho desenvolvido por grupos de literatura, cinema, música e teatro. Autora de Vozes Marginais na Literatura, livro que aborda os aspectos socioculturais da produção literária que emergiu das periferias no final dos anos 1990. Atua como colaboradora de organizações da sociedade civil e pesquisadora de assuntos relacionados à Antropologia Urbana e Literatura e Sociedade.

Biblioteca Jamil Almansur Haddad
Dia 21 de agosto às 14h
Biblioteca Anne Frank
Dia 22 de agosto às 15h

Ronaldo Simão da Costa
Motoboy desde os 17 anos, Ronaldo Simão da Costa faz parte do site www.megafone.net, em que os motoqueiros podem gravar o que vivem diariamente nas ruas da cidade, o que ajuda a mudar a imagem negativa que a população tem da classe e é um dos autores do livro “Coletivo canal *MOTOBOY”.

Biblioteca Jovina Rocha Álvares Pessoa
Dia 24 de agosto às 15h

Zé Sarmento
Zé Sarmento, filho de pais analfabetos, aprendeu a ler apenas aos 14 anos. Cresceu nos campos entre irrigados e de secura secular por ocasião das estiagens que maltratava o nordestino sem terra, chegou a ser bóia-fria. São Paulo foi a saída. Aqui se fez técnico cinematográfico, profissão que exerce até hoje trabalhando com iluminação de filmes publicitários. Está cursando História, licenciatura, depois de voltar a estudar após os cinquenta anos e fazer o colegial no EJA. Têm romances publicados em papel que anda por aí nos sites de literatura e livrarias, e está chegando mais um: “Bexiga - um cortiço dos infernos”, que lançará logo mais pelos saraus periféricos de Sampa.

Biblioteca Helena Silveira
Dia 14 de agosto às 14h
Biblioteca Brito Broca
Dia 20 de agosto às 15h
Biblioteca Ricardo Ramos
Dia 21 de agosto às 15h
Biblioteca Belmonte
Dia 22 de agosto às 19h
Biblioteca Paulo Setúbal
Dia 23 de agosto às 14h30
Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 24 de agosto às 14h
Lançamentos

Lançamentos

Diário das quatro estações – Um olhar sobre as estações do ano
Encontro com as escritoras Lunna Guedes, Madalena Barranco e Suzana Martins, no lançamento de seu livro “Diário das quatro estações”. Haverá participação de Pedro Ivo, Lanika Rigues, Luciana Camargo, a atriz Fabiana Tenório e o Coral Authos Pagano.

Biblioteca Alceu Amoroso Lima
Dia 25 de agosto às 16h

Toinha dos Inhamuns: a menina que amava as palavras
Lançamento do primeiro livro da contadora de histórias e mediadora de leitura da Biblioteca Belmonte, Andrea de Sousa.

Biblioteca Belmonte
Dia 22 de agosto às 14h30