Teatro nas bibliotecas

Em setembro, a Cia Truks apresenta três peças de teatro destinadas ao público infantil e duas para o público adulto

Vovô
Cia Truks
Vovô faz uma singela homenagem aos imigrantes que chegaram ao nosso país em meados do século passado. Não somente, celebra a continuidade da vida, simbolizada por uma de suas mais fortes marcas: a corrente inquebrantável da família. Retratando um dos períodos mais significativos de nossa história recente, que marcou as vidas das novas gerações, e também do nosso país como um todo, a peça conta a história de nosso personagem Vovô, desde sua infância em um país distante, sua adolescência, o início da vida adulta, as guerras de que foi palco o continente europeu, a dura viagem e adaptação ao Brasil, até chegarmos à sua velhice, quando se transforma no contador de histórias capaz de emocionar com sua saga, e com suas histórias tão fantásticas, porém tão reais.
Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 4 de setembro às 16h


A Bruxinha
Com Cia Truks
Baseada na obra da autora e ilustradora Eva Furnari, A Bruxinha foi o primeiro trabalho da Cia. Truks. A peça estreou em 1991 e foi apresentada até 1998, tendo ultrapassado a marca de 1200 sessões realizadas. Foi, sem dúvida, um dos grandes fenômenos do teatro para crianças em nosso país, não apenas pela grande repercussão que teve em toda a mídia, lotando teatros em todo o Brasil, mas principalmente pelo encantamento que provocava no público. A montagem, cativante e delicada, era um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A Bruxinha deixava o seu espaço gráfico para ganhar corpo - e alma - de boneco, e levar para os palcos toda a sua graça, simpatia e inusitado senso de humor, vivendo suas aventurinhas, manias e caprichos que certamente marcaram uma geração de crianças que a pôde assistir durante quase 8 anos de ininterruptas apresentações. A Bruxinha, agora, a partir de 2010, estará de volta aos palcos, para as comemorações dos 20 anos da Cia Truks! Vai nos matar um pouco as saudades, e com sua varinha de condão, nos devolver muito da gostosa fantasia da vida...
Biblioteca Cora Coralina
Dia 5 de setembro às 11h

Biblioteca Padre José de Anchieta
Dia 12 de setembro às 11h

Biblioteca Álvares de Azevedo
Dia 19 de setembro às 11h


Big Bang
Com Cia Truks
Destinado ao público adulto e jovem, o espetáculo faz uma releitura, ou em alguns casos reinvenção, ou até mesmo um comentário crítico, em outras poético, ou até mesmo jocoso, da história da humanidade, bem como um retrato de “realidades humanas”, satirizadas, dramatizadas ou transfiguradas. A peça recria a história desde o seu provável momento inicial, o Big Bang, para terminar em nosso constante questionamento, e espanto, acerca dos desconhecidos destinos que nos são, talvez, reservados. Assim retratamos a aventura humana sobre a terra, em um espetáculo rico em técnicas, imagens, humor e poesia.
Biblioteca Mário Schenberg
Dia 14 de setembro às 16h


Cidade Azul


Cidade Azul
Com Cia Truks
A peça conta a bonita história do encontro acidental de duas crianças de realidades bem diferentes: uma menina rica, perdida pelas ruas, e um menino das ruas. Desenvolve-se entre os dois uma sólida e comovente amizade, que revela a sábia capacidade que as crianças têm de se aproximarem umas das outras, vencendo os preconceitos através de suas brincadeiras e jogos. As duas crianças oferecem-nos o sonho de uma cidade melhor: Uma Cidade Azul.
Biblioteca Hans Christian Andersen
Dia 18 de setembro às 16h

Biblioteca Anne Frank
Dia 21 de setembro às 14h


História de Bar
Com Cia Truks
Público adulto
Atrás do balcão um simples e simplório Barman. Sobre ele, terríveis acusações! Teria sido o responsável pelos crimes hediondos que assolam a cidade? Seria ele o temido assassino, a decapitar, sem piedade, suas indefesas vítimas? Pois bem, hoje ele vai contar a sua história! Hoje, prezado cliente, ele não irá ouvir os seus problemas. Hoje é você quem irá ouvi-lo! O espetáculo começa. O Barman, então, utilizando-se apenas e tão somente dos objetos existentes em um bar, nos contará uma história "macarrônica", ao melhor estilo dos antigos filmes noir. Estranhos assassinatos estão ocorrendo na cidade, e... ou ele é o assassino, ou estaria nos lugares errados nas horas erradas. Uma sucessão de agilíssimas passagens cênicas nos fazem mergulhar no mundo da noite paulistana, entre as ruas, os becos e as boates da cidade fria e calculista. Os bandidos, com seus afiados facões, maços de cigarro ou garrafas de cachaça, se digladiarão com os policiais. Um espremedor de frutas, o acendedor automático de fogões (hoje com munição de sobra), o frasco de pimenta, entre tantos outros objetos, nas mãos do hábil ator, se transformam nas mais divertidas criaturas.
Biblioteca Viriato Corrêa
Dia 23 de setembro às 19h