Reinauguração da Biblioteca Paulo Setúbal

Reformada, biblioteca ganha teatro. Evento de reinauguração da biblioteca e abertura do teatro Zanoni Ferrite no dia 11 de junho às 15h30

Biblioteca Paulo Setubal

(Fachada da Biblioteca Paulo Setúbal cuja área externa transformou-se em calçadão
– crédito da foto: Sylvia Masini).


Localizada no centro de Vila Formosa, zona leste, a Biblioteca Pública Paulo Setúbal recebeu uma ampla reforma que deixou o espaço de cara nova. Logo na entrada, o público já percebe a diferença, pois foram removidos 420 metros quadrados de grades que cercavam o prédio, dando lugar a um calçadão. No interior do edifício, a principal diferença é a concentração do acervo de livros no primeiro andar, deixando o térreo para atividades multidisciplinares, como exposições e saraus. Nesse mesmo piso, encontra-se o novo Teatro Zanoni Ferrite.

Originalmente concebido como auditório, o espaço foi transformado em teatro nessa obra que ordenou o palco e as coxias, criou dois camarins e deixou a sala com capacidade para receber 210 espectadores, além de acessibilidade para portadores de deficiência e mobilidade reduzida. Na reforma do prédio da biblioteca e transformação do auditório em teatro, a Secretaria Municipal de Cultura investiu R$ 1,1 milhão.
O ator, cujo nome batiza o teatro, nasceu em 1945, na cidade de Tupi Paulista. Além de participar de montagens do Teatro de Arena, sob as direções de Augusto Boal e Gianfrancesco Guarnieri, ele integrou o elenco de novelas nas redes de TV Tupi e Globo, e morou, entre as décadas de 1960 e 1970, no bairro da Vila Formosa. Morreu em 1978, aos 32 anos, em decorrência de acidente de carro.

Programação de inauguração
A programação que inaugura o teatro e reabre a biblioteca, dia 12 de junho, é destinada aos públicos infantil e adulto. Para as crianças, a diversão começa com o grupo As Meninas do Conto, que apresentou o primeiro espetáculo de sua carreira no antigo auditório e retorna com Por que o mar tanto chora?. Outra montagem dedicada a esse público é Tic tac, da Cia. A Hora da História, que trata de uma surpreendente parada do sempre pontual relógio londrino Big Ben, em uma fictícia véspera de ano novo. Também para crianças, Tarde de palhaçadas, da Gira Cia. Teatral, revive números clássicos de circo.
Com Mira Haar e Carlos Moreno (ator conhecido por protagonizar comerciais da marca Bombril), o espetáculo musical Florilégio, dirigido ao público adulto, tem direção de Elias Andreato e traz canções de compositores como Carlos Gardel e Lupicínio Rodrigues.
A programação conta ainda com dois shows. A cantora paulista Verônica Ferriani apresenta Sambando, sim!. No repertório, ela reúne canções de mestres como Adoniran Barbosa e Cartola. Outra intérprete, Vânia Bastos, encerra o mês especial de abertura do teatro com uma apresentação que revive sucessos de sua carreira.

Informações: Teatro Zanoni Ferrite (dentro da Biblioteca Paulo Setúbal) - 210 lugares. End.: Av. Renata, 163, Vila Formosa, Zona Leste. Tel.: 2211-1508.   

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA
Teatro Zanono Ferrite / R$ 10

TEATRO INFANTIL

Por que o Mar Tanto Chora
As Meninas do Conto. Com Simone Grande, Fabiane Camargo e Norma Gabriel. Percussão: Girlei Miranda. 60 min. + 6 anos.
O grupo vem se apresentando na biblioteca na qual está localizada a sala de teatro desde 2002. Agora, na reabertura do espaço, retorna com este espetáculo. A história mostra uma princesa que nasce com uma cobra enrolada no pescoço. Quando jovem, a garota decide se casar e sua irmã, a serpente, é abandonada no fundo do mar.
Dias 12 e 13 às 16h

Tarde de Palhaçadas
Gira Cia. Teatral. Texto e dir.: Jairo Mattos. Com André Ceccato, Carlos Baldim e Tadeu Pinheiro. Mestrina: Julia Mariano. 50 min. +3 anos.
Trupe de palhaços monta um picadeiro e apresenta diversas reprises clássicas circenses, como a do jornal, a da bata, a da bomba, a da telepatia e a do boxe.
Dias 19 e 20 às 16h

Tic Tac
Cia. A Hora da História. Texto: Mauricio Barros. Dir.: Jacqueline Obrigon. Com Camila Cassis e Natália Grisi. 50 min. +3 anos.
Em noite de réveillon, poucos minutos antes das 12 badaladas, os ponteiros do relógio Big Ben, sempre eficientes e pontuais, emperram. Eles iniciam uma discussão, e se separam para descobrir o que ocorreu.
Dias 26 e 27 às 16h


TEATRO ADULTO

 
Florilégio
Roteiro: Mira Haar, Carlos Moreno e Elias Andreato. Dir.: Elias Andreato. Com Mira Haar e Carlos Moreno. Ao teclado, Jonatan Harold. 60 min. +12 anos. Musical em que são interpretadas canções da década de 1950, escritas por compositores como Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Carlos Gardel e Edith Piaf.
De 18 a 27. 6ª e sábado às 21h e Domingo às 19h


SHOWS


Verônica Ferriani
Show: Sambando, sim!
No repertório, Verônica interpreta samba de raiz em canções como O samba da minha terra e Rosa morena, de Dorival Caymmi; Saudosa maloca, de Adoniran Barbosa; e As rosas não falam, de Cartola.
Dia 17 às 21h

Vânia Bastos
Músicos: Ronaldo Rayol (violão), Eric Budney (contrabaixo acústico) e Nahame Casseb (bateria).
No show, Vânia faz uma retrospectiva de sua carreira e interpreta obras de Caetano Veloso, Tom Jobim, Lô Borges, Milton Nascimento, Itamar Assumpção, entre outros compositores.
Dia 24 às 21h