Biblioteca Roberto Santos - Temática de Cinema

Venha conhecer o acervo de livros e DVD's

A Biblioteca Roberto Santos disponibiliza aos usuários, além de livros sobre cinema (direção, roteiro, crítica, biografias etc.) e literatura em geral (romances, material para pesquisas etc.), uma filmoteca com 500 DVD’s que podem ser assistidos no próprio local.

A biblioteca conta com oito cabines com aparelhos de DVD – quatro delas também com VHS – fone de ouvido, televisão e controle remoto. Os títulos estão dispostos por gênero e em ordem alfabética; o usuário pode escolher um título e assisti-lo com o auxílio de um funcionário.

Dividido em três vertentes, o acervo de filmes da biblioteca é constituído por produções que representam a história do cinema nacional e mundial. A primeira é de filmes históricos e constrói um panorama das diversas fases do cinema, repleta de filmes norte-americanos e franceses. Filmes de Charles Chaplin, Alfred Hitchcock, François Truffaut e de outros importantes cineastas compõem essa parte do acervo.

A segunda é de filmes nacionais, composta por produções de diversas épocas e também por documentários e filmes políticos, inclusive títulos raros, inexistentes em DVD, que foram cedidos pelos próprios diretores à biblioteca.

A última completa o acervo com a cinematografia contemporânea mundial. Há uma grande variedade de filmes franceses, suecos, iranianos, japoneses, coreanos, indianos, entre outros. Diretores contemporâneos como Lucrecia Martel, Lukas Moodysson, Woody Allen são alguns exemplos desse gênero.

Os filmes em DVD não podem ser emprestados, mas em casos de pesquisas, o estudante pode consultar quantos filmes forem necessários. Os filmes em VHS podem ser emprestados seguindo as mesmas regras do empréstimo de livros.
Durante todo o ano a biblioteca promove uma extensa programação cultural, mostras de cinema, oficinas, teatro infantil, encontros e debates. Em 2009, a diretora Sandra Werneck (Amores Possíveis, Pequeno Dicionário Amoroso e Cazuza) foi uma das convidadas. As atividades acontecem no auditório, que foi reformado para abrigar a programação e está equipado com sistema de projeção eletrônica de alta qualidade e sistema de som 5.1.
 
 
Para saber mais visite a página da Biblioteca Roberto Santos.