Exposição transpõe poemas para o grafite na Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Entre encontros, debates e apresentações musicais, a mostra integra a programação especial para a Balada Literária

Integrando a programação da Balada Literária, a exposição Grafitemas fica em cartaz no período de 21 a 30 de novembro, com 28 painéis que trazem poemas visuais transpostos para a linguagem do grafite, confeccionados durante oficina coordenada pelo Coletivo Dulcinéia Catadora. A abertura ocorre durante a programação especial, dia 21, na Biblioteca Pública Temática em Poesia Alceu Amoroso Lima.

O projeto, que reúne escritores no bairro da Vila Madalena, chega à quarta edição sob o comando do poeta pernambucano Marcelino Freire, autor da iniciativa. Celebrando a literatura, o evento traz poesia, música, teatro e performances artísticas variadas entre os dias 19 e 22.

Na Biblioteca Alceu Amoroso Lima as atividades, gratuitas, começam às 14h30 com o encontro entre jovens poetas que conversam com Binho, referência na literatura da periferia, sobre as novas mídias e as motivações do poeta no mundo atual. Dividem a mesa Hugo Guimarães, Maria Rezende, o venezuelano Jesús Ernesto Parra e Analu Andriguetti.

Vencedor de dois prêmios Jabuti, o autor Francisco Alvim fala sobre seu trabalho, passando pelas diversas fases em que atuou, desde o título de poeta “pós-vanguarda” até se tornar integrante de grupos marginais. Ivan Marques, idealizador do programa Entrelinhas, da TV Cultura, apresenta o bate-papo.

Para tratar da poesia performática dos anos 70 e 90, os representantes de suas gerações, Chacal e Nicolas Behr, encontram o uruguaio Dani Umpi e Michel Melamed.

Três coletivos de poesia, de Salvador, de Recife e de São Paulo, fazem o encerramento. Para conhecer a programação completa do evento, acesse o site: www.baladaliteraria.org.  

Serviço: Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023. Próximo da Praça Benedito Calixto. Grátis.


Programação completa:

BALADA LITERÁRIA NA ALCEU
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 21. Grátis.

Criação e curadoria: Marcelino Freire.
Evento que chega à quarta edição reunindo, de 19 a 22, escritores nacionais e internacionais, no Bairro de Vila Madalena. O homenageado deste ano é o autor João Silvério Trevisan. Dia 21, a Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima participa da programação com uma série de atividades. Programação completa do evento, acesse: www.baladaliteraria.org.

ESCREVER POESIA NO MUNDO DE HOJE
Bate-papo com mediação de Binho (poeta e criador do Sarau do Binho). Participam desta mesa a paulistana Analu Andriguetti (autora do livro A matadora de orquídeas), o guarulhense Hugo Guimarães (autor do livro Poesia gay underground: história e glória, da Dix Editorial), a carioca Maria Rezende (autora do livro-CD Bendita palavra, da 7 Letras) e o venezuelano Jesús Ernesto Parra (autor do livro Sombras que cruzan las paredes).
| 14h30


BATE-PAPO COM FRANCISCO ALVIM
Ivan Marques (professor de literatura da USP e criador do programa de televisão Entrelinhas) conversa com o mineiro, radicado em Brasília, Francisco Alvim (autor do livro Elefante).
| 17h

ENCONTRO ENTRE DOIS POETAS PERFORMÁTICOS DOS ANOS 70 E DOIS DOS ANOS 90
Companheiros da geração de 70, os poetas Chacal, do Rio de Janeiro, e Nicolas Behr, do Mato Grosso, conversam com os jovens poetas Michel Melamed, do Rio de Janeiro, e Dani Umpi, do Uruguai. No fim da mesa-redonda, ocorre leituras de obras dos convidados e a participação especial dos grupos de poesia Urros Masculinos, do Recife; Coletivo Muito Barulho Por Nada, de Salvador; e Coletivo Poesia Maloqueirista, de São Paulo.
Acontece também a abertura da exposição Grafitemas, coordenada pela editora Dulcinéia Catadora, e o lançamento do livro No visgo do improviso ou Peleja virtual entre cibercultura e tradição, da Maria Alice Amorim.
| 19h

exposição

GRAFITEMAS
A exposição apresenta 28 painéis com poemas visuais transpostos para a linguagem do grafite, confeccionados durante oficina coordenada pelo Coletivo Dulcinéia Catadora. A abertura ocorre durante a programação especial da Balada Literária.
| Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Abertura: dia 21, 14h30. Visitação até dia 30. 2ª a 6ª, das 8h às 19h. Sáb., das 9h às 16h. Grátis.