Conto de Hans Christian Andersen ganha adaptação no teatro

Espetáculo infantil 'A caixinha de música' fica em cartaz, de 7 a 28 de outubro, na Biblioteca Belmonte

O grupo Trupe di Cinco, integrante da DBC Produções Artísticas, apresenta, a partir do dia 7, a peça infantil A caixinha de música, na Biblioteca Pública Belmonte, temática em cultura popular. Adaptado do conto O criador de porcos, de Hans Christian Andersen, o espetáculo tem direção de Paulo Bueno e fica em cartaz até dia 28, todas as quartas-feiras, com entrada franca.

Vividos por Karen Ogazon, Marcella Piccin e Thiago Carreira, os personagens se revezam no palco para contar a história de um príncipe que tenta conquistar o coração da princesa, mas acaba se encantando por uma simples dama de companhia. Disfarçado de criador de porcos, ele consegue se aproximar da realidade no reino e percebe os interesses da princesa por apenas presentinhos de seus pretendentes.

No cenário, uma sala abriga o trono do castelo real, baseado em quadros de William Henry Pyne, pintor inglês do século XVII, que registrou os interiores dos castelos medievais ingleses. Técnicas apreendidas com a commedia dell’arte são utilizadas pelos autores que pretendem compartilhar com o público a experiência dos personagens como se estes contassem a história pela primeira vez aos espectadores.

Para compor a trilha sonora, o grupo realizou pesquisas que ingressam nos principais temas musicais celtas e medievais compostos entre os séculos XV e XVII, todos em domínio público. Entre as músicas escolhidas está a tradicional Greensleeves, composto pelo rei da Inglaterra Henrique VIII (1491-1547).

“Ao ver uma comédia com traços que lembram um desenho animado ao vivo, as crianças se sentem motivadas a buscar nos livros mais histórias como as que acabaram de ver”, afirma o grupo. Inspirado pela literatura de Hans Christian Andersen, autor de clássicos como O patinho feio e A pequena sereia, o grupo volta a se apresentar na Biblioteca Belmonte, em novembro, com a peça O rato roeu a roupa do rei Ricardo.

Serviço: Biblioteca Pública Belmonte. 100 lugares. Rua Paulo Eiró, 525 - Santo Amaro. Zona Sul. Tel. 5687-0408. De 7 a 28. 4ª, 14h. Grátis.