Saraus trazem a poesia e a música alternativas

Artistas contemporâneos participam do Projeto Outubro Independente no Centro Cultural São Paulo e na Biblioteca Alceu Amoroso Lima

“Eu só confio nas pessoas loucas, aquelas que são loucas pra viver, para falar, para serem salvas, desejosas de tudo ao mesmo tempo, que nunca bocejam ou dizem uma coisa corriqueira”. O pensamento do poeta norte-americano Jack Kerouac traduz o espírito desbravador de importantes autores contemporâneos brasileiros, como Sérgio Vaz, Marcelo Montenegro, Berimba de Jesus, Caco Pontes e Pedro Tostes, na busca por meios alternativos para levar suas obras ao público. Para enfocar parte desse trabalho, esses poetas se encontram na Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima e no Centro Cultural São Paulo (CCSP), durante os Circuitos Poéticos Alternativos – Saraus de Música e Poesia.

A partir das miudezas do cotidiano, observadas pelo poeta Marcelo Montenegro, nasceram as poesias presentes nos livros Orfanato portátil, de 2003, e em Hemingway Hotel, a ser lançado ainda neste ano. Desses trabalhos, surgiu o espetáculo Tranqueiras líricas, que será apresentado na Alceu Amoroso Lima.  “O intuito é levar poesia às pessoas de uma forma diferente. Como sou bastante influenciado por canções, os meus poemas, em geral, têm uma certa musicalidade, e soam bem se falados com música”, afirma Montenegro.

No CCSP, o grupo As Encantadeiras faz performance de música, dança e literatura no mesmo dia em que os poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes e Pedro Tostes fazem a Récita maloqueirista. Aberto para leituras e intervenções do público, o sarau acontece em um cenário composto por cavaletes, cones de trânsito, varal de roupas e elementos que retratam a arte urbana.

O poeta Sérgio Vaz comemorou, no último mês, os oito anos do projeto Cooperifa, no qual reúne, semanalmente, centenas de pessoas para falar e ouvir poesia no Bar Zé Batidão, em Piraporinha. Essa experiência é revivida na Alceu Amoroso Lima. No CCSP, outro encontro é comandado por Binho, Sérgio Poeta e convidados.

Completando a programação musical, Byra Dorneles e Miguel Stavel unem, na Alceu Amoroso Lima, poesia declamada a batidas eletrônicas, no projeto Freak Out Muzik. O show traz profissionais de áudio que fazem música a partir da obra de poetas como Torquato Neto e o já citado Jack Kerouac. Todas as apresentações são gratuitas.


Programação completa:

CIRCUITO POÉTICOS ALTERNATIVOS – SARAUS DE MÚSICA E POESIA
Evento promovido pela Divisão de Bibliotecas do CCSP em parceria com a Biblioteca Temática em Poesia Alceu Amoroso Lima. Os encontros reúnem autores que buscam meios alternativos para divulgar suas obras. A programação integra o projeto Outubro Independente, que ocorre em diversos espaços da Secretaria de Cultura.

Poetas Maloqueiristas e As Encantadeiras – Récita Maloqueirista
Com Berimba de Jesus, Caco Pontes, Pedro Tostes, Aline Reis, Inayara Samuel e instrumentistas convidadas.
O sarau inicia com a intervenção dos poetas Berimba de Jesus, Caco Pontes e Pedro Tostes. Em seguida, As Encantadeiras apresentam performance de música, dança e literatura com Aline Reis e Inayara Samuel. Completam o sarau manifestações de cultura afro-brasileira com instrumentistas convidadas.
| Apresentações seguidas. CCSP. Dia 8, 20h.

Sarau: Sérgio Vaz e Convidados
O poeta Sérgio Vaz, um dos precursores da nova literatura nascida na periferia de São Paulo, é um dos fundadores da Cooperifa. Há oito anos, coordena o sarau que reúne, toda semana, centenas de pessoas para falar e ouvir poesia no bar Zé Batidão, em Piraporinha. Neste dia, o poeta traz para a biblioteca um pouco do que acontece nesses saraus.
| BP Alceu Amoroso Lima. Dia 10, 18h.

Sarau do Binho
Com Binho, Sérgio Poeta e convidados.
Noite de literatura, música e poesia com o poeta-escritor Binho, Sérgio Poeta e convidados. Este formato teve início nos anos 1996/97 e representa um espaço de intercâmbio entre artistas e conteúdos culturais diversos. Aos interessados, será colocada uma banca de livros no espaço do sarau.
| CCSP. Dia 15, 20h.

Freak Out Muzik
Com Byra Dorneles (voz) e Miguel Stavel (bases e programações).
Ao juntar poesia declamada, batidas eletrônicas, efeitos de dub, além das linhas de baixo que remetem ao funk e ao reggae, tem-se a Palavra Elétrica do Freak Out Muzik, coletivo de profissionais de áudio que valorizam a palavra com referência nos trabalhos dos poetas Torquato Neto e Jack Kerouac.
Tranqueiras Líricas
Com Marcelo Montenegro (poeta), Fábio Brum (guitarra), Fábio Pagoto (baixo) e Rick Vecchione (bateria).
Considerado um dos principais nomes da nova poesia brasileira, Marcelo Montenegro apresenta espetáculo em que a palavra escrita se funde ao jazz e ao rock´n´blues.
| Apresentações seguidas. BP Alceu Amoroso Lima. Dia 17, 18h.


Serviço:
Centro Cultural São Paulo – Jardim sul ou Praça das bibliotecas. Rua Vergueiro, 1.000 - Paraíso. Centro. Tel. 3397-4002. Próximo da estação Vergueiro do metrô. Biblioteca Alceu Amoroso Lima (Temática em Poesia). Av. Henrique Schaumann, 777, Pinheiros, Zona Oeste. Tel. 3082-5023. Próximo da Praça Benedito Calixto. Grátis.