Dia da Consciência Negra na Biblioteca Belmonte

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Biblioteca promove uma contação de histórias com temática africana


Contando histórias sobre lendas de deusas afro-brasileiras
Por Maristela Vanini, arte-educadora e atriz, e Janaína Sant´Ana, atriz e dançarina

Preservando a força que a tradição oral tem nas culturas dos povos africanos, e que resistiu ao processo de miscigenação até os dias de hoje, esta contação de histórias parte de diferentes versões dos mesmos mitos, as histórias das cinco orixás femininas que influenciaram muito a nossa cultura: Yemanjá, Nanã, Obá, Oxum e Iansã. Alia-se à arte de contar histórias dança e percussão, criando uma sintonia entre as linguagens oral e corporal para presentificar o universo destas mulheres. Para todas as idades.
4ª feira, dia 19, das 9h às 11 horas e das 14h às 16h



Pequenas Áfricas Brasis
Por Eboka, grupo formado por Érika Coracini, atriz, bailarina clássica e arte-educadora; e Verlucia Nogueira, cantora, percussionista e arte-educadora.

O espetáculo, que une música e teatro, apresenta composições criadas a partir dos ritmos brasileiros de origem afro (moçambique, maracatu, congo, jongo, maculelê); imagens e objetos de cena que ambientam e imprimem traços visuais da Arte africana; e contos da tradição oral, costurados por histórias e mitologias da África e do Brasil. Pequenas Áfricas Brasis conta, entre outras, a história da Fabulosa Tramóia dos Animais Contra a Onça, traz a poética da criação dos humanos pelas histórias As Yá Mi (conhecidas como as mães ancestrais) e segue, no universo imaginário dos seres encantados, com o conto da Baleia e do menino que se descobriu o Filho da Cobra e da Vendedora de Azeites de Dendê.
3ªfeira, dia 25, das 9h às 11h e das 14h às 16h