Autores conversam com o público sobre dramaturgia

Os dramaturgos Mário Viana e Fábio Torres conversarão com o público sobre suas trajetórias, seus textos e sobre os projetos que realizam conjuntamente, como peças, shows de humor e programas televisivos.

Conhecidos pela forma inteligente como trabalham o humor na dramaturgia, os autores Mário Viana e Fábio Torres falam sobre suas experiências no campo do teatro e televisão, dia 22, às 20h, na Biblioteca Temática em Poesia Alceu Amoroso Lima.

A mediação do encontro é da dramaturga e jornalista Paula Chagas.

O primeiro contato informal entre os dois escritores aconteceu quando participaram, em 2004, de um projeto do Teatro dos Arcos que selecionava novos textos para serem encenados em seu palco. Viana enviou Galeria Metrópole e Torres, O monstro de Pirataraca. No mesmo ano
ambos foram convidados pelo também autor Aimar Labaki para escrever parte da novela Seus olhos, exibida pelo SBT. Em 2006 trabalharam
no texto da novela Paixões proibidas, da TV Bandeirantes. “Foi um período interessante onde pudemos treinar nosso lado dramático”, conta Viana.

Dramaturgo e jornalista, ele escreve para o jornal O Estado de S. Paulo. Na área teatral, além de ser autor de peças como Vestir o pai, que foi dirigida por Paulo Autran, faz parcerias com o grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões, resultando em trabalhos como Mistérios gulosos e Um chopes, dois pastel e uma porção de bobagem.

Fundador das Companhias Prosa dos Ventos e dos Dramaturgos, Torres é autor de espetáculos como O mata burro. Indicada ao prêmio Shell 2005 de melhor texto, a trama trata do poder exercido por um prefeito nordestino. “Não classifico esse gênero como drama ou comédia, mas o humor está sempre presente entre os meus personagens”, define o escritor. Quanto ao trabalho de Viana, o amigo não poupa elogios. “O que eu mais
gosto em seu estilo é essa pegada com a comédia. Seus diálogos são um dos melhores do teatro”, afirma.

Juntos também no projeto Nunca Se Sábado, que chega à sua quarta temporada no Teatro Folha, os dramaturgos mostram a habilidade em comum para desenvolver situações cômicas.

Juliana Gola

Dia 22, 20h
Biblioteca Pública Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777
Pinheiros 05413-021 São Paulo, SP
Tel. 11 3082-5023
Veja como chegar à biblioteca

Grátis