Biblioteca Monteiro Lobato recebe teatro de animação

Bonecos de pano com gestos, cabelos e olhos que se aproximam das feições humanas ganham vida, durante este mês, no auditório da Biblioteca Infanto-Juvenil Monteiro Lobato

Grupos de diversas regiões apresentam espetáculos de teatro de animação para público adulto e infantil.

O artista argentino Gabriel Guaira Castilla estréia, dia 12, a peça Títeres para adultos. Com cerca de 35 anos de carreira, o bonequeiro é reconhecido em todo o mundo como um dos principais nomes do gênero. Na peça, cenas curtas mesclam humor e poesia. Além de bonecos, Castilla utiliza as próprias mãos como protagonistas de suas histórias. Dia 15, às 19h30, o ator participa de um bate-papo com o público.

Integrando, ainda, a programação adulta, o grupo paulista Infantocata apresenta, dia 5, o espetáculo As aventuras de Nonato Cabeção e Gumercinda Farofa na terra da confusão. Encenada por Celso Ohi e Jorge Gonzaga, a história de um casal vindo do Norte para o Sul do país é contada por meio de divertidas aventuras. Parceiros desde 1982, Ohi e Gonzaga percorrem o Brasil levando os costumes nortistas às demais regiões.

Para as crianças, os mineiros do grupo Aldeia falam de três mulheres que inventaram a “avó mais velha do universo”, uma contadora de lendas e mitos brasileiros. Essas histórias compõem a peça Yepá, avó do mundo. Em Contando o Brasil, a Cia. Palavras Andantes, de São Paulo, passeia pela cultura popular por meio do folclore, suas danças típicas e brincadeiras.

Completam a programação infantil os espetáculos O país dos dedos gordos, do grupo paulistano Guardiões do Sonho; e Era uma vez um gato xadrez, do grupo Polichinelo, de Araraquara (SP).

Dia 26, diversas companhias participam do Encontro Cenas Curtas, da Cooperativa Paulista de Teatro, que conta com apresentações seguidas por debate mediado pela diretora e dramaturga Ana Maria Amaral.

Para os interessados em aprender técnicas de animação, a Cia. Truks, uma das principais representantes do gênero no país, ministra, a partir do dia 1º, a oficina gratuita Animação de bonecos, formas e objetos

Serviço: Teatro de Bonecos. Biblioteca infanto-juvenil Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485
Vila Buarque. Tel.: 3256-4122. Centro. Grátis

Veja programação

  • AS AVENTURAS DE NONATO E GUMERCINDA FAROFA NA TERRA DA CONFUSÃO
    Grupo Infantocata, de São Paulo (SP). Com Celso Ohi e Jorge Gonzaga. Teatro adulto.
    Casal nortista viaja para o Sul do país e passa por todo o tipo de confusão.
    / Dia 5, 20h30
  • TÍTERES PARA ADULTOS
    Grupo Guaira Castilla, da Argentina. Teatro adulto.
    Um dos maiores bonequeiros argentinos, Guaira Castilla, encena quatro cenas curtas em que um homem encontra uma mulher numa rua agitada.
    / Dias 12 e 13, 20h30
  • Palestra/Debate - ENCONTRO COM GABRIEL CASTILLA
    Palestra com o mestre bonequeiro argentino.
    / Dia 15, 19h30
  • CENAS CURTAS DA COOPERATIVA PAULISTA DE TEATRO
    Com a participação de diversos grupos. Teatro adulto.
    Após as apresentações das cenas, haverá debate com o público mediado por Ana Maria Amaral.
    / Dia 26, 20h30
  • YEPÁ, AVÓ DO MUNDO
    Grupo Aldeia, de Belo Horizonte (MG). Infanto-juvenil.
    Com saudades da infância, três mulheres “inventam” uma avó para lhes contar histórias. Com barro, pedras e sementes criam Yepá, a mais velha avó do mundo, que narra uma lenda indígena sobre a origem da noite.
    / Dia 7, 11h
  • CONTANDO O BRASIL
    Cia. Palavras Andantes, de São Paulo (SP). Infanto-juvenil.
    Espetáculo que busca o resgate e a celebração do folclore e da cultura popular brasileira, apresentado por meio de cantigas, danças, parlendas, travas-línguas e brincadeiras.
    / Dia 14, 11h
  • O PAÍS DOS DEDOS GORDOS
    Grupo Guardiões do Sonho, de São Paulo (SP). Infanto-juvenil.
    Depois que uma bruxa lança um feitiço em uma princesa que faz com que seu dedo anular cresça, o rei decide promover um baile onde somente rapazes com dedos grandes poderão participar, para que, dessa forma, sua filha não se sinta rejeitada.
    / Dia 21, 11h
  • ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ
    Grupo Polichinelo, de Araraquara (SP). Teatro infanto-juvenil.
    Gato xadrez viaja mundo afora contando histórias na companhia do cão Bigodinho.
    / Dia 28, 11h